Sierra Norte de Sevilla

Miradouro de Robledo – Cerro del Hierro
2018-04-28 - 2018-04-29 (Sábado - Domingo)


Que magnífico fim de semana!

Obrigado à Direcção do Clube e ao sócio Ramon Vargas que nos proporcionaram tão bela actividade, onde tudo correu na perfeição!

As fotos do José Veloso em https://photos.app.goo.gl/gTgf7exofmxCy15g7 

As fotos da São Lopes em https://photos.google.com/share/AF1QipPr34g5xiAJdc0OY3ScC6mkCqlDiB3DHqbs3SHTxz4VQ-kNNq-DqO577x5xH-nD2w?key=VE51RnJPeXRON1NWZW9wUHJwaXpsSndxZXF1akZ3 

 

 

 





Voltamos ao Parque Natural Sierra Norte de Sevilla, ao seu enclave mais conhecido ‘El Cerro del Hierro’, desta vez por um caminho diferente dos que já foram realizados pelo Clube em 2006, mas de novo organizado pelo nosso companheiro e amigo Ramon.

SábadoCaminho velho da estação e caminho das ladeiras

Trilho de aproximadamente 14km.
Iniciaremos o percurso na Estação de Cazalla (comboio). Passaremos pela área recreativa ‘Molino del Corcho’. Caminharemos sempre paralelamente ao rio ‘ribeira del Hueznar’, afluente do Guadalquivir, o rio mais importante do Parque Natural Sierra Norte de Sevilla, parque que visitaremos.
Subiremos a serra, apreciando a paisagem de vegetação mediterrânica, até ao município de Cazalla de la Sierra, famosa pelas suas aguardentes. Existe uma possibilidade de visitar a fábrica de aguardente.
Após visitar Cazalla, desceremos novamente até à Ribeira pelo Caminho das Ladeiras, mais estreito do que o velho caminho da estação, onde cabia uma carroça de mulas.
Novamente na Ribeira de Hueznar subimos rio acima, agora pela margem esquerda até à área recreativa ‘Ilha do Pescador’, seguindo depois até à estação para finalizar o percurso.

Domingo Do Miradouro de Robledo ao ‘Cerro del Hierro’

Partimos do Miradouro de Robledo, muito próximo da ermida do mesmo nome, padroeira da localidade de Constantina, o maior município do Parque Natural.

Chega-se por uma estrada a norte da localidade que vai dar à Ermida e à Base Militar do Exército do Ar. Andaremos quase 10km pela Via Pecuária ‘Cordel del Robledo’ por entre azinheiras e sobreiros e pastagens destinadas principalmente ao gado. No Miradouro poderemos ver alguns castanheiros  e carvalhos, conhecidos nesta zona do sul de Espanha por ‘melojos’.
Chegando à 2ª parte do itinerário, voltaremos a ver os carvalhos quando nos embrenharmos pelas colinas calcárias de ‘Cerro del Hierro’, uma antiga exploração mineira do tempo dos Romanos, com paisagens invulgares. Percorreremos a mina e os arredores durante pouco mais de 3km, observando túneis, escombreiras, restos de mineral pirítico, assim como outros vestígios da actividade mineira. No ‘Cerro del Hierro’ a extracção do minério, já desde os tempos de Roma, originou uma paisagem muito peculiar devido ao mineral ter sido retirado de cavidades existentes nas rochas calcárias.
O Cerro del Hierro
é actualmente propriedade da Junta da Andaluzia e goza do estatuto de Monumento Natural.
Terminamos o percurso na povoação mineira do mesmo nome.

O Parque Natural Serra de Aracena faz fronteira a oeste com Portugal e a este com o Parque Natural Sierra Norte de Sevilla. Aracena, na Província de Huelva, juntamente com a Sierra Norte de Sevilla e o Parque Natural Hornachuelos em Córdoba, formam o espaço natural protegido e Reserva da Biosfera ‘Dehesas de Sierra Morena’ (dehesa = montado).
Huelva, Sevilha e Córdoba são províncias da Região da Andaluzia.
A vegetação da Serra Morena é parecida com a de Monchique, como veremos ao visitar o Jardim Botânico, no domingo, em Constantina.

Características dos percursos: Fáceis, sem desníveis acentuados.  

Alojamento: Em Constantina em quartos duplos com casa de banho. É preciso levar toalha.

Partida: Sábado, às 6h30 de Entrecampos.

Dadas as características específicas desta actividade, não se recomenda a participação em viatura própria.

Autocarro                  70,00€                       Jovens           32,00€ 

O preço inclui o transporte, o alojamento com pequeno almoço, o jantar de sábado, o seguro e as informações, bem como a competência e a simpatia do guia local, o nosso amigo Ramon.

Necessitamos da vossa inscrição o mais rápido possível, para podermos confirmar as reservas com segurança (data limite - 19 de abril).