Às SERRAS!

O CAAL e o CAF juntos nas montanhas de Portugal!
2018-05-05 - 2018-04-06 (Sábado - Sexta-feira)

Amizade e colaboração CAAL e CAF! 

No quadro da amizade e colaboração que liga o CAAL e o Clube Alpino Francês, um grupo de randonneurs da secção de Orthez do CAF esteve entre nós no início do mês de Maio. (A secção de Orthez, localizada nos Pirinéus franceses, tem a particularidade de acolher a maior parte daqueles montanhistas portugueses que são igualmente filiados no CAF).

Ao longo de uma semana, desde o tecto de Portugal continental até ao Cais das Colunas à beira do Tejo, franceses e portugueses percorreram alguns itinerários clássicos de montanha (e não só) do nosso país, por exemplo:

- A vereda da Abitureira e a descida da Loriga, na Serra da Estrela;

- O circuito das aldeias de Arouce, na Serra da Lousã;

- As arribas do Cabo da Roca, a serra de Sintra e o ‘corredor verde’ de Lisboa.

No fim, ficou a satisfação pela beleza dos lugares e pela amizade fortalecida. E o desejo de que o próximo encontro não se atrase muito.

Não percam as fotos do António Nunes em https://photos.google.com/share/AF1QipMQV6e-4-QE9PpAstyVv_3BPaO1O8e8nvg-h82B1wJMJjXj8UrWi2f8a5mnmq_gYQ?key=cFlFbjdFOEg1akdET2Y1Zk9Ic0VyNHNfdGxMc25n 

 



No princípio de Maio, o GDAMO volta à Serra (da Estrela, claro), para usufruirmos de uma já rara época de neve farta e tardia.

Sábado 5

Sairemos de Lisboa às 07H00, com destino ao Sameiro, pequena aldeia vizinha de Manteigas, onde chegaremos pelas 11H00 e nos encontraremos com aqueles que já estarão na Serra.

O nosso percurso de Sábado consiste na ligação entre o Sameiro e o Covão da Ponte, percurso que faz parte da grande travessia da Serra por Nascente. (Rota da qual fazemos agora apenas um pequeno troço mas num futuro próximo faremos integralmente).

É um percurso relativamente curto em caminho bem marcado, com apenas uma subida séria e uma grande vista sobre o planalto superior da Estrela, nevado.

No fim do dia, deslocamo-nos até ao parque do Zé Maria, para pernoita nas choças ou em tenda. (Possibilidade de grelhar umas febras).

Domingo 6

Partiremos do parque do Zé Maria logo pela manhã em viatura.

Um pouco adiante de Verdelhos, deixamos os carros e iniciamos o percurso a pé pelo vale de Beijames. Seguindo o magnífico caminho que alguns já conhecem, subiremos até ao planalto da serra e à Fraga Grande. Daí, se conseguirmos fugir das zonas com mais neve, é pouco mais de uma hora até às Penhas da Saúde, onde terminará este nosso passeio.

Resta-nos aguardar a recuperação das viaturas, acompanhados por uma bebida fresca (ou quente).

Neste Domigo, seremos acompanhados por um grupo de amigos franceses do Clube Alpino Francês (CAF) que durante a semana seguinte estarão entre nós para a realização de alguns passeios.

Custo da actividade: 6€. Inscrições no GDAMO, como habitualmente,