Fundão

Terra de cerejas e de sabores diversos
2019-06-22 (Sábado)

O que propomos para hoje é descobrir, através da gastronomia, este recanto do nosso país.

Começaremos por fazer um passeio de comboio… em Alcongosta, localidade considerada a Terra da Cereja, para ver as cerejeiras e as cerejas tão características desta região e onde poderemos apreciar as vistas panorâmicas para a Cova da Beira.

No fim teremos ainda a oportunidade de provar doces e licores artesanais.

Entretanto, chegada a hora do almoço, vamos para o belo Parque do Convento, no Fundão, onde nos será proporcionado um piquenique com alguns dos saborosos produtos locais.

Depois do almoço terá início um roteiro guiado por pequenos produtores dos mais variados produtos representativos desta terra – visitaremos um lagar de azeite onde iremosprovar azeite virgem extra, com pão caseiro e cozido em lenha. Depois, passamos para aprova de um azeite aromatizado com louro, pimenta e, claro, terminamos com o azeite com ouro (azeite gourmet que mistura azeite tradicional com folha de ouro comestível).

Na Adega Cooperativa do Fundão descobrimos, com o enólogo que nos vai guiar, tudo sobre a produção de vinhos da Beira Interior e, no fim, também os vamos provar! Na sala de degustação saboreamos vinhos distintos e premiados como os vinhos Fundanus, Praça Nova ou Alpedrinha.

Mas é tempo de continuar a apreciar os sabores locais e por isso vamos até à Solheira, terra de bom queijo, experimentar o que as mãos frias dos queijeiros têm para nos dar!

Iniciamos a visita na queijaria. Vamos por as mãos na massa e participar neste ritual ancestral.

O momento mais esperado surge - a prova de queijos! Começamos a nossa degustação com um queijo misto, de sabor suave e aveludado, que se desfaz na boca. Passamos, depois, para um queijo de ovelha amanteigado, antes de irmos para sabores mais fortes e deliciarmo-nos com um queijo de cabra, de sabor intenso.

Características do percurso: Totalmente urbano … e gastronómico.

Partida: Às 07h15 de Entrecampos em autocarro. Chegada prevista para as 21h00.

Participação em viatura própria: Encontro às 10h30 na paragem de autocarro em Alcongosta.

O preço inclui o transporte, o seguro, o acompanhamento por um guia local, o comboio turístico, o roteiro gastronómico e as suas iguarias, e o almoço piquenique.