Dia do Ambiente do CAAL

Vem descobrir os Encantos da Natureza e o Voo das Borboletas
2019-09-07 (Sábado)


Mais informações em breve no site do CAAL e por mail

 

A Ribeira de Alcolobre e Borboletário Tropical

Chegaremos à aldeia do Crucifixo, Tramagal, cerca das 10h00. Aí começaremos um trilho circular ao longo da Ribeira de Alcolobre, encaixada num vale cavado que limita o concelho de Constância e Abrantes, com origem a sul da aldeia das Bicas e desaguando no rio Tejo.

Este vale cavado preservou todo um património natural de grande beleza, constituindo umagaleria ripícola bem conservada e deslumbrante onde se realça flora variada como o freixo, amieiro, borrazeira, o feto-real e a gilbraldeira; quanto à fauna anota-se a presença da lontra, do toirão, do tritão-marmorado, da rã-de-focinho-pontiagudo, do coelho, do gavião, da águia-calçada, do guarda-rios e do bufo-real. Em relação ao património construído destaca-se a presença de várias ruínas de azenhas e respectivas levadas.

Depois da caminhada rumaremos até ao Parque Ambiental de Santa Margarida, em Constância, onde teremos uma visita guiada ao Borboletário Tropical onde existe ‘...um espaço (quente e húmido no seu interior) criado para dar a conhecer o mundo das borboletas’. Neste parque ambiental poderemos ainda desfrutar de momentos de lazer, visitando o Jardim de Plantas Aromáticas e Medicinais, explorando o Circuito de Interpretação Ambientale... descansando a vista e o espírito.

Partida:  Às 8h00 de Entrecampos. A chegada está prevista para as 19h00.