Caminhos de Fátima by CAAL - etapa 8

À descoberta de recantos… ou de encantos
2020-02-01 (Sábado)

Já há fotos

 

 

 

 

 





Esta etapa do projeto ‘Caminhos de Fátima’, que pretende fazer o percurso Lisboa - Fátima seguindo o trajeto ‘oficial’ (Caminho do Rio), mas procurando alternativas mais agradáveis sempre que o asfalto seja o caminho traçado e dando preferência aos caminhos tradicionais, terá o seu início no restaurante dos Olhos de Água, junto à nascente do rio Alviela, em Alcanena, onde terminámos o percurso do ano passado.

E é já aqui que começam os caminhos diferentes, pois vamos embrenhar-nos num trilho pouco explorado, com muitos e saborosos medronheiros.

Seguimos depois até às ruínas do moinho das Saladas, tendo oportunidade de admirar a bela paisagem circundante e prosseguimos por caminhos mais ou menos esquecidos até à zona de Monsanto.

Em seguida é tempo de descobrir a ruralidade desta região, passar por belos caminhos murados e, por fim, descer até Minde onde irá terminar o percurso deste ano com um reconfortante lanche.

Características do percurso:  Com cerca de 14km de extensão, maioritariamente por caminhos rurais, caminhos de pé posto e alguns estradões em terreno ondulado.  

Possibilidade de neutralização em Covão do Feto, a cerca de 10km do início.  

Cartografia:  Folhas 328, 318 e 319 da Carta Militar de Portugal, na escala 1/25000.  

Recomendações:  Levar água, farnel e roupa adequada à época do ano. Recomenda-se o uso de botas de montanha e, eventualmente, de bastões.  

Partida:  Às 08h00 de Entrecampos em autocarro. A chegada está prevista para as 20h00.

Dada a dificuldade de ligação dos Olhos de Água ao local onde termina a actividade, não se aconselha a participação em viatura própria. Para mais informações consultar a secretaria do Clube.

O preço inclui o reconhecimento da atividade, o transporte, o seguro, o mapa, a informação e o lanche.


Preços:
Autocarro 35,00€ Jovens 21,00€