Noturna 2020

Da Azoia ao Cabo Espichel
2020-07-04 (Sábado)

Uma bela actividade organizada pelo Luis e Elisabete Pêcego

As fotos da Cristina Cardoso em http://clubearlivre.org/v/actividades/2020/jul/noct/cc/ 

Fotos da Gabriela Moniz em http://clubearlivre.org/v/actividades/2020/jul/noct/gm/ 

As da Jonas Martins em http://clubearlivre.org/v/actividades/2020/jul/noct/jm/ 

Foto reportagem de Isabel Tiago e José Gabriel Silveira  http://clubearlivre.org/v/actividades/2020/jul/noct/jgs/ 

 








 

Pegadas de dinossauros, um farol, uma ermida, um santuário e muitas lendas.

Assim é o Cabo Espichel, um pedacinho encantado do território português literalmente cravado entre o infinito do céu, a estabilidade da terra e as profundezas obscuras do mar”(1)

 

É a oeste da vila de Sesimbra que se encontra este cabo. Delimitado a sul e oeste pelo oceano Atlântico, marca a extremidade sudoeste da península de Setúbal.

Uma curiosidade sobre este sítio é o facto de aqui se poderem observar inúmeras pegadas de dinossauros que datam de há milhões de anos.

Também é muito interessante visitar o conjunto do Santuário de Nossa Senhora da Pedra Mua – Igreja de Nossa Senhora do Cabo, Ermida da Memória, Casa dos Círios, Terreiro no Cabo Espichel, Cruzeiro, Casa da Água e o Aqueduto do Cabo Espichel, que ali se encontra, ou então, apreciar somente as vistas que descobrem a Baía dos Lagosteiros.

A paisagem é admirável e tranquilizante.

 

A nossa atividade noturna de 4 de julho constará de um percurso que nos irá levar do Grupo Desportivo União Azoia, na Azoia, até ao Cabo Espichel, onde poderemos desfrutar de paisagens e cores do anoitecer.

Mas como um percurso não se faz só de paisagens, também iremos ficar a conhecer algumas histórias e curiosidades, nomeadamente a Lenda da Nossa Senhora da Pedra da Mua.

Ponto de encontro (partida e chegada): Grupo Desportivo União Azoia, na Azoia, às 17h30 (estacionar no campo de futebol).

Início da atividade: 17h45 com final previsto para as 23h30.

Característica do percurso: 16km na totalidade. A primeira parte do percurso, que vai da Azoia ao Cabo Espichel (onde comeremos o farnel que levarmos), é feita por caminhos acidentados junto ao mar e composta por 8,5km. Neste trajeto podemos visitar o Monumento Natural dos Lagosteiros. Na segunda parte percorremos 7,5km, desde o Cabo Espichel até ao local de onde partimos, por caminhos menos declivosos, onde avistaremos a Praia da Baleeira.

Recomendações: Levar farnel para o jantar. Não esquecer agasalhos para proteção do vento.

É imprescindível a inscrição no Clube.

Preço: 8,50€ (inclui seguro); 7,50€ (para federados).