RIBEIRA DE ARRONCHES - ALEGRETE

1997-02-01 (Sábado)

Uma actividades que pretende der um alegre contacto, pelo Sul, com o Parque Natural de S. Mamede. O nosso passeio decorre na área geográfica dos Concelhos de Arronches e de Portalegre. O C.A.A.L. proporciona mais uma vez aos seus associados a possibilidade de descoberta do imenso património natural e cultural da região.
A nossa actividade começa com a descoberta da ribeira de Arronches com os seus inúmeros moinhos de água e dos montados de sobro e de azinho, que a ladeiam.
Visitaremos Mosteiro, uma antiga freguesia reduzida à igreja e cemitério, surgindo após 2 km de marcha a aldeia de Barulho que demonstra grande vitalidade.
Ao longo da ribeira de Arronches teremos oportunidade de observar um pequeno vale em garganta e uma cascata antes de nos embrenharmos na subida para o vértice da Botilheira (545 m) de onde se têm vistas espectaculares sobre esta parte Norte do Alto Alentejo.
No final da actividade teremos oportunidade de visitar a espectacular vila muralhada de Alegrete com o seu casario típico. O pôr-do-sol do alto das muralhas do tempo de D. Dinis, ficará com certeza na memória dos que tiverem a possibilidade de participar neste passeio.
Caraterísticas do percurso: Percurso de média extensão (aproximadamente 18 km), fácil num primeiro troço e com alguns desníveis a vencer na segunda parte. Possibilidade de neutralização à hora do almoço que será na aldeia de Barulho.
Cartografia: Folhas 360 e 372 da Carta Militar de Portugal 1/25000 do Instituto Geográfico do Exército.
Dificuldade: 2 botas.
Abastecimento: Há possibilidade de abastecimento de água e outros géneros na aldeia de Barulho.
Material: É obrigatório o uso de botas e convém ir preparado para a chuva, uma vez que o tempo é instável nesta altura do ano.
Partidas: 06,45h. de Algés; 07,00h. do Campo Pequeno; o horário de saída será rigorosamente respeitado.
Chegada: Cerca das 23,00h.
Participação em viatura própria: Dadas as características da actividade não é possível a participação em viatura própria.

ACTIVIDADE RESERVADA A SÓCIOS DO C.A.A.L.. EXIGE INSCRIÇÃO PRÉVIA.

Região: Alentejo
Local: Arronches