À DESCOBERTA DA ESTRELA

1998-03-06 - 1998-03-08 (Sexta-feira - Domingo)

1º dia - Sábado 7: De Seia à Torre.
Sairemos de Seia, 532m em direcção ao Castro de S. Romão, passando pela Cabeça da Velha. É o antigo itinerário da via romana que passava por Valezim, Loriga e Alvoco, em direcção a Arganil.
Uma paisagem de contrastes: primeiro os vestígios de ocupação humana, terraços e lameiros para utilização agrícola, arrancados à dureza da serra; depois os grandes monolitos das moreias glaciárias. É a Serra, dura e bela, à nossa frente.
Um esforço suplementar vai permitir-nos vencer a subida até à Lagoa Comprida. Depois os Charcos são já ali e do Cume ou Planalto da Expedição até à Torre 1993m é um instante, através de cervunais, zimbros e rochas com a deslumbrante paisagem dos Cântaros e do circo glaciar onde nasce o Zêzere, o Covão Grande.
2º dia - Domingo 8: De Loriga à Cabeça, pelo Casal do Rei. Reservamos para o dia de regresso a Lisboa uma actividade relativamente curta e sem grandes dificuldades, embora utilizando trilhos e veredas de montanha e levadas, mas de grande beleza.
Dada a época do ano, o programa poderá ser alterado por razões climatéricas.
Características dos percursos:
1º dia - Actividade de montanha, subida longa com forte desnível a vencer. Indispensável usar botas de montanha e roupa adequada. Possibilidade de neutralização na Lagoa Comprida.
Duração prevista - 8h30m.
2º dia - Sem fortes desníveis a vencer, com percurso ao longo do rio. Duração prevista - 4h30m.
Não se prevê utilizar técnicas e equipamentos específicos de neve e gelo. Contudo aconselha-se a contactar o Clube na semana anterior à realização da actividade.
Cartografia: Cartas IGE 212 e 223 e carta turística PNSE (1/50000).
Alojamento: Parque de Campismo da FPC em Gouveia Curral do Negro. Os companheiros poderão, por sua iniciativa, marcar pensão em Gouveia ou em Seia. Recomenda-se a Residencial Casa de S. José, em Seia -038. 24 856.
Horários: Autocarro, com partida de Algés na 6ª feira, dia 13, às 20h30
e do Campo Pequeno
às 21h00.
Participação em viatura própria: É possível. Local de encontro no dia 14, às 8h30m, à porta
do PNSE Praça da República, 28 - Seia.

Local: Serra da Estrela