PARQUE NATURAL DE MONTESINHO

2000-12-01 (Sexta-feira)

A serra de Montesinho e o vale do rio Sabor nos campos de França e Baçal


Em 1999 visitámos a zona ocidental do Parque Natural de Montesinho. Vamos este ano para o seu lado oriental, com paisagens muito diferentes, onde se situam as conhecidas aldeias de Montesinho, França e Rio de Onor.

1º dia Sexta-feira,1 Saída de Rio de Onor, onde se pernoita, pela linha da fronteira com Espanha, atravessando a aldeia fronteiriça de Portelo, passando pelas minas de Vale da Ossa e terminando em Montesinho.

2º dia Sábado, 2 Saída de França, subindo pelo vale do rio Sabor em direcção à serra de Montesinho, continuando até à barragem da Serra Serrada e terminando na aldeia de Montesinho.

3º dia Domingo 3 Despedida de Rio de Onor e percurso pelas margens da ribeira de Guadramil até à aldeia de Guadramil, onde fica o autocarro para o regresso a Lisboa.

Características do percurso: 3 botas. os percursos desenrolam-se totalmente dentro do Parque Natural. Os dois primeiros percursos são longos, tendo o segundo um desnível de cerca de 600 m. Há possibilidade de neutralização.

Cartografia: Folhas 12, 13 e 25 da carta militar de Portugal (1/25000) do I.G.E.

Partida: 5ªfeira, 30 de Novembro, Algés 20:30 e Campo Pequeno 21:00

Participação em viatura própria: é possível, com inscrição prévia no Clube e desde que assegurem o regresso ao ponto de partida. Local de encontro: 6ªfeira, dia 1, no café, em Rio de Onor, às 8h00.

Alojamento: Numa casa cedida pela Junta de Freguesia de Rio de Onor, em sala comum, com condições mínimas. Serão necessários sacos de dormir e colchonetes. Em alternativa, não incluída no preço e com marcações a realizar pelos próprios, podem ser alugados quartos na aldeia. Contacto: Presidente da Junta de Freguesia Sr. António Preto, pelo telefone 273 927128.

Observações: Dada a época do ano e a altitude em que se desenvolvem as actividades (em torno dos 1000 m) é aconselhável roupa impermeável e quente. É obrigatório o uso de botas e aconselháveis os bastões de marcha.


ACTIVIDADE RESERVADA A SÓCIOS DO C.A.A.L..

Local: Rio de Onor