MINHEU

2000-05-27 (Sábado)

Tràs-os-Montes, terra de encantos e silêncios, só interrompidos pelo barulho das torrentes das águas ou o chilrear dos passarinhos. É uma área de economia agro-pastoril com vegetação impar, onde predominam a carqueja, esteva, giesta e sargaço. Povoamento disperso, com aldeias feitas em granito, lameiros com água abundante e população acolhedora, completam o cenário da componente natural e humana da região a descobrir. Será o palco desta actividade de dois dias.

1ºdia Início da actividade próximo da aldeia mineira de Jales, com exploração aurífera. O passeio desenrola-se por cumeadas com passagem pelo antigo Castelo de Aguiar (séc X e XI) e, termina em Soutelo de Aguiar.

2º dia Início da actividade em Vila Pouca de Aguiar, com subida ao vértice geodésico do Minheu (1000m) e passagem por aldeias tradicionais como Alfonsim, Cabanas e Pensalves, onde terminaremos.

Características do percurso: percurso de cerca de 20 km, no 1ºdia, e de 16 km, no 2º dia, com alguns desníveis a vencer, em ambos os casos.

Cartografia: Folhas 74 e 88 da carta militar de Portugal (1/25000) do I.G.E.

Partida: dia 26, sexta-feira. Algés 20:30 e Campo Pequeno 20:45

Participação em viatura própria: é possível, com inscrição prévia no Clube. Terão de assegurar as ligações entre os pontos de partida e chegada. Indicações complementares, serão prestadas no início do 1ºdia. Local de concentração: junto à Escola Preparatória de Vila Pouca de Aguiar, dia 27 (Sábado) às 8h00.

Alojamento: Pavilhão da Escola Preparatória de V.P.de Aguiar. Alojamento alternativo em Vila Pouca de Aguiar, não incluído no preço e com reservas a realizar pelos próprios.

Observações: é necessário levar farnel e água. Abastecimento de água e de víveres só possível nas aldeias. É aconselhável o uso de bastão e de botas.


ACTIVIDADE RESERVADA A SÓCIOS DO C.A.A.L.. EXIGE INSCRIÇÃO PRÉVIA

Região: Serra do Alvão
Local: Jales