ENTRE PORTUGAL E A ANDALUZIA

2000-04-15 (Sábado)

Actividade nas duas margens do Baixo Guadiana internacional, em paisagens de montado, esteval e beira-rio de grande beleza. Teremos a oportunidade de observar as marcas deixadas pelo homem desde os tempos mais recuados: vestígios megalíticos (1 menir); defesa do território ( 3 castelos de diferentes épocas, 4 antigos postos da Guarda Fiscal); verdadeiros monumentos da antiga actividade mineira da Faixa Piritosa Ibérica (2 portos, 2 linhas de caminho de ferro, 1 estrada romana); e, ainda, aproveitamentos dos recursos hídricos (1 barragem, 1 canal, 2 antigos moinhos de água). Passaremos ainda pelas vilas históricas gémeas de Sanlúcar de Guadiana e de Alcoutim.

A actividade tem ínicio junto da capela de Santa Teresinha, sobranceira ao porto do Pomarão, passando-se para Espanha pela barragem do Chança. O primeiro dia termina com a subida ao Castelo de Sanlúcar e a travessia, em barco, de regresso a Portugal. O segundo dia começa com uma visita ao castelo e igrejas de Alcoutim. Após percorrermos a margem direita do Guadiana e o troço final do Vascão, o autocarro espera-nos na antiga povoação mineira de Cortes Pereiras.


Características do percurso:. 3 botas. Do lado espanhol, percurso sem grandes dificuldades; Castelo de Sanlúcar - 100 m de desnível. Na margem portuguesa do Guadiana, alguns caminhos mal assinalados ao longo de encostas mais abruptas sobre o rio e travessia de algumas linhas de água; subida para Monte Vascão - desnível de 100 m.

Cartografia: Folhas 567 e 575 da carta militar de Portugal (1/25000) do I.G.E.

Partida: Algés 06:15 e Campo Pequeno 06:30

Participação em viatura própria: Não é possível

Alojamento: Ginásio da Escola Básica Integrada de Alcoutim. Alojamento alternativo em Alcoutim.

Observações: É necessário levar farnel e água. Abastecimento possível apenas no final do primeiro percurso (Sanlúcar de Guadiana / Alcoutim) e no início e fim do 2º percurso (Alcoutim e Cortes Pereiras). O escudo é aceite em Espanha. É obrigatório o uso de botas. Bastões aconselháveis no segundo dia.


ACTIVIDADE RESERVADA A SÓCIOS DO C.A.A.L.. EXIGE INSCRIÇÃO PRÉVIA.

Região: Baixo Guadiana
Local: Pomarão