SERRA DA FREITA

2001-03-24 (Sábado)

Gralheira I

Descobrindo a economia agro-pastoril das aldeias serranas

Com esta actividade de dois dias, em Arouca e na Serra da Freita, vamos encetar um projecto plurianual, no Maciço da Gralheira. Iremos percorrer caminhos de diferentes morfologias e declives, um dos quais, alcunhado pelos montanheiros locais de trilho inca: far-nos-à sentir nos Andes Caminharemos sobre levadas, atravessaremos ribeiros e subiremos a picos com vistas deslumbrantes. Passaremos por minas abandonadas, por um antigo aqueduto e pelos vestígios de uma calçada romana e de uma anta pré-histórica. Veremos moinhos de água e uma espectacular cascata onde o rio Caima voa de uma altura de 60 m para depois continuar calmamente no seu vale, à espera que o atravessemos. Descobriremos rochas graníticas e xistosas, das quais destacamos as pedras-parideiras (e os seus filhotes por elas paridos) e a apelidada pedra-cérebro (para os mais intelectuais) ou pedra-broa (para os mais gastrónomos). Atravessaremos bonitas aldeias tradicionais e esperamos ter a oportunidade de visitar o majestoso Convento de Santa Mafalda, em Arouca.

1º dia: início junto à estrada que liga Cabreiros a Manhouce e final na aldeia de Tebilhão. Passaremos pelas minas das Chãs, pela mata da Fraguinha, contornaremos a serra da Coelheira que desceremos pelo caminho inca e atravessaremos as típicas povoações de Póvoa das Leiras, Candal e Cabreiros, visitando, no final, os moinhos em Tebilhão.

2º dia: início em Mizarela e fim em Albergaria da Serra. Após os mais gulosos se terem deliciado com a doçaria conventual e termos visitado o Convento de Arouca, começaremos a marcha com a descida ao rio Caima, cuja cascata avistaremos e o qual transporemos. Passaremos pelas pedras-parideiras e subiremos ao cabeço do Gralheiro, para disfrutarmos de uma vista diferente, para Sul. Iniciaremos depois a travessia do planalto da Freita e passaremos pela Portela da Anta. No final, os mais resistentes terão ainda a oportunidade de subir ao pico de S.Pedro Velho (+100 m), para disfrutarem de uma magnífica vista.

Características do percurso: 3 botas, com zonas de piso eventualmente escorregadio. No 1ºdia: 7 horas de marcha, cerca de 15 km, desnível total de 700 m, a subir e 800 m, a descer. Possibilidade de abastecimento de água, nas aldeias. Possibilidade de neutralização ao km 10. No 2º dia: 5 horas de marcha, cerca de 12 km, desníveis de 500 m a subir e a descer. Possibilidade de neutralização ao km 7.

Cartografia: folhas 155 e 165 da carta militar de Portugal (1/25000) do I.G.E.

Partida: 6ªfeira, dia 23, Algés às 20h30 e Campo Pequeno às 20h45.

Participação em viatura própria: é possível, com inscrição prévia no Clube (os percursos são quase circulares). Local de encontro: em frente ao Convento de Arouca, às 8h45, de Sábado ou às 9h30 no cruzamento de estradas acima (a oeste) de Tebilhão. Contactos nos dias da actividade: 933208933 (autocarro) e 919381309.

Alojamento: em pavilhão coberto, em Arouca. Alojamento alternativo, não incluído no preço e com marcações a realizar pelos próprios, em Arouca (Residencial S.Pedro, tel.256 944 580 / 256 943 055; Quinta do Boco tel. 256 944 169).

Observações: é obrigatório o uso de botas e aconselhável o uso de bastões de marcha. Não esquecer roupa apropriada para o frio e chuva (nos pontos altos são de esperar temperaturas baixas), a máquina fotográfica e a bússola


ACTIVIDADE RESERVADA A SÓCIOS DO C.A.A.L.. EXIGE INSCRIÇÃO PRÉVIA.

Local: Serra da Freita