PARQUE NATURAL DE MONTESINHO

1999-10-29 (Sexta-feira)

Em pleno Outono o NE Transmontano, com os seus soutos, geadas e população acolhedora


Terminando o projecto iniciado em 1994 (POR TERRAS DE RIBATUA E ALIJÓ) e continuado em 1996 (VILA-FLOR ONDE A VINHA SE FAZ RARA), 1997 (RUMO ÀS ORIGENS DO TUA) e 1998 (TERRAS DA LOMBA) e sempre seguindo o Tua e depois os rios que lhe dão origem, o Tuela e o Rabaçal, para Norte, desde o Douro até à fronteira com Espanha, vamos desta vez para o Parque Natural de Montezinho.

1º dia Sábado, 30 Início na bonita aldeia de Tuizelo, onde o CAAL esteve em 1990, seguindo em direcção a Norte e terminando na aldeia de Pinheiro-Velho.

2º dia Domingo, 31 Saída de Travanca em direcção à serra da Coroa, seguindo em direcção Este para encontramos o nosso conhecido Tuela. Caminhamos em direcção à fronteira para voltarmos a cruzar o Tuela, terminando em Moimenta.

3º dia Segunda 1 Início em Ladeiras, descendo para o Rabaçal, caminhando depois em direcção à linha da fronteira e entrando depois em Espanha, terminando em Chaguazoso


Características do percurso: 3 botas. Os percursos desenrolam-se totalmente dentro do Parque Natural (excepto os pequenos troços em Espanha). Não são muito longos mas têm algumas subidas e descidas íngremes. Altitude máxima 1273 m no alto da Serra da Coroa.

Cartografia: Folha 10,11,23 e 24 da carta militar de Portugal (1/25000) do I.G.E.

Partida: 29 de Outubro, Algés 20:30 e Campo Pequeno 21:00

Participação em viatura própria: Só é possível desde que os companheiros assegurem todas as ligações.

Alojamento: No Parque de Campismo do Rio Sabor em Bragança.

Observações: Não esquecer o bilhete de identidade, uma vez que vamos entrar em Espanha. E também algumas pesetas para o café... Dada a época do ano e a altitude em que se desenvolvem as actividades (em torno dos 1000 m) é aconselhável roupa impermeável e quente. São indispensáveis as botas de montanha, aconselháveis os bastões de marcha.


ACTIVIDADE RESERVADA A SÓCIOS DO C.A.A.L.. EXIGE INSCRIÇÃO PRÉVIA.

Região: Trás-os-Montes
Local: Tuizelo