XII ENCONTRO PENINSULAR (Páscoa) - Guadarrama e Peñalara

1996-04-04 - 1996-04-07 (Quinta-feira - Domingo)

Rasca Fria. Parque Natural de Peñalara (Espanha).

O Encontro Peninsular deste ano é organizado pela Federação Madrilena de Montanha e realiza-se no Parque Natural de Peñalara, Serra de Guadarrama, a Norte de Madrid.

É uma região de excepcional beleza paisagística, que alia as perspectivas de montanha aos testemunhos culturais do Mosteiro de El Paular, do Palácio Real de San Ildefonso e mesmo de Segóvia, muito perto.

1 -Na 6ª feira, a Federação Madrilena organiza um circuito de orientação, às 10 horas, podendo ainda realizar um passeio pedestre de tarde.

Em alternativa, o C.A.A.L. poderá organizar uma marcha de montanha - Puerto de los Cotos (próximo do Pico alpino de Peñalara) até ao Monasterio de El Paular. Serão percorridos 12km (3,30 horas), entre os 1848m e os 1150m de altitude (percurso RV5, “Por el Arroyo de La Úmbria” da Red de Rutas Verdes). Esta alternativa, poderá não se realizar se as condições, nomeadamente o estado do tempo ou do terreno, não forem favoráveis.

2 - No sábado realiza-se a grande marcha do Encontro, “Rascafría a La Granja de San Ildefonso, por el Collado del Reventon”. São 17km, a percorrer em cerca de 6 horas, a altitudes entre 1155m e 2038m; trata-se de um dos mais antigos caminhos históricos na Serra de Guadarrama, a rota mais directa entre o alto Valle del Lozayo e a vertente da encosta virada para Segóvia; liga dois conjuntos monumentais de excepcão - o mosteiro de El Paular, na vertente madrilena, e os jardins e o Palácio do Real Sítio de La Granja de San Ildefonso.

Características dos percursos - Marchas in-vernais de montanha, com neve nas zonas altas, acessível a todos os sócios com prática regular das actividades do Clube, desde que convenien-temente equipados. Será obrigatório o uso de botas e de agasalhos adequados. Leve luvas, gorro, óculos de sol e anorak, para chuva e frio.

Companheiro, não deixes de efectuar estas magníficas marchas de montanha.Equipa-te

Programa para o Encontro Peninsular

Dia 4 de Abril ( 5ª feira ) .................................... Partida de Algés (20,00h) e C. Pequeno (20.45h).

Dia 5 de Abril ( 6ª feira) ................ 10h00: - Instalação no Parque e actividade de orientação (Alternativa -Percurso Puerto de Los Cotos -El Paular, seguido de instalação no parque de campismo); .........16h00: Visita a El Paular; ........................... 20h00: Recepção oficial e jantar (livre).

Dia 6 de Abril (sábado) ...... 09h00: Marcha de montanha ....16h00: Visita aos jardins da Granja de San Ildefonso; .......18h00: Regresso de autocarro; ................21h00: Jantar e entrega de troféus.

Dia 7 de Abril ( domingo) ...... 09h00: Recolha do material e despedida; 10h00: Partida para Segóvia;

11h30:Visita à cidade (livre);.....14h00: Regresso a Lisboa

Em viatura própria - Considere um decréscimo de 8.000$00 relativamente aos preços indicados, sendo obrigatória a inscrição prévia no Clube.

Viagem - O Clube organiza um autocarro, sendo também possível participar em viatura. Um segundo autocarro só será considerado se for economicamente viável a realização da viagem. Alojamento em Parque de Campismo.

Alternativa - Alojamento no Albergue de los Batanes, em regime de meia pensão (*). Neste caso, sem compromisso e dentro dos limites da capacidade disponível, o Clube efectuará reservas através da Federação Madrilena.

INSCRIÇÕES - São efectuadas na Sede, nos moldes habituais, mesmo para os participantes em viatura própria.

Região: Parque Natural de Peñalara
Local: Espanha