PARQUE PALEOZÓICO DA SERRA DE VALONGO

2001-04-21 (Sábado)

Por entre ardósias, tentando vislumbrar fósseis

Paredes meias com o Porto, o maciço de Valongo é constituído por uma vasta área, com topografia peculiar, integrando várias serras como a de Sta. Justa e a de Pias. Esta área foi o local de formação de centenas de campistas e montanheiros durante mais de trinta anos. Ao lado, o Porto, capital esburacada da cultura e, na margem sul do Douro, o Parque Biológico Municipal de Gaia (Avintes) completam o fim de semana em terras do Norte.
1º dia - Por entre ardósias tentando vislumbrar fósseis. Do alto da Serra de Santa Justa (outrora chamada de Cuca-ma-cuca) a 374 m de altitude, com os seus fojos (antiquíssimas minas auríferas) até à aldeia de Couce no seu sopé, na margem do rio Ferreira. Subiremos a Serra de Pias e daremos um saltinho à Senhora do Salto.
2º dia - Para a manhã deste dia sugere-se uma visita à Fundação de Serralves que já se afirmou como local de eleição do Porto moderno. De tarde, uma visita ao Parque Biológico Municipal de Gaia (Avintes).
Características do percurso: no Sábado, não sendo difíceis, não deixam de ser caminhos com alguns desníveis e de piso por vezes bastante irregular.
Cartografia: Folha 123 da carta militar de Portugal (1/25000) do I.G.E.
Partida: Algés 06h30 e Campo Pequeno 06h45.
Participação em viatura própria: é possível a utilização de viatura própria, mas sempre com inscrição prévia no Clube. Local de encontro no Sábado: às 11 horas quase no alto da Serra de Santa Justa - estrada 209 entre Valongo e S. Pedro da Cova , entre os km 12 e 13, no entroncamento (à direita, para quem segue no sentido Sul - Norte) que nos levaria à Capela de Sta. Justa. Nesta modalidade de participação não está incluído o alojamento.
Alojamento: no Parque Biológico Municipal de Gaia (Avintes), em quartos múltiplos, com roupa de cama e toalhas.
Observações: Actividade limitada a 50 participantes, em autocarro.

ACTIVIDADE RESERVADA A SÓCIOS DO C.A.A.L.. EXIGE INSCRIÇÃO PRÉVIA.

Região: Douro