RUMO ÀS ORIGENS DO TUA

1997-12-05 - 1997-12-08 (Sexta-feira - Segunda-feira)

Em 94 e 96 pudemos acompanhar o curso do Tua, e admirar as múltiplas facetas que este rio ostenta.
Será agora a vez de dele nos despedirmos, ao mesmo tempo que tomaremos contacto com os rios que o alimentam: O Tuela a Leste e o Rabaçal, a Oeste. Entre estes dois rios estende-se uma zona diversificada que percorreremos de lés a lés.
Tomaremos também conhecimento com a imponente mole da serra de Santa Comba, também chamada serra de Passos, a partir da qual será possível vislumbrar alguns dos pontos mais significativos que nos acompanham em Alijó e Vila Flor.


O GDAO acompanhará esta actividade em autonomia.


1º dia - Quinta da Ponte - Ponte da Pedra
Vamos partir do parque de campismo de Valpaços, passar a ponte romana e seguir em direcção a Vale de Telhas. Continuamos sem grandes desníveis até Quintas, onde depararemos com um prado junto ao Tuela. Seguimos o rio para nascente até encontrarmos a Ponte da Pedra.
Características: Percurso extenso para a época do ano, sem grandes desníveis, requerendo a passagem de um vau.
2º dia - Ponte do Rio Torto - Ponte da Formigosa
Saímos em direcção ao vau de Miradores, onde atravessamos o Rabaçal, que seguimos até à Senhora do Vale de Freixo. Aqui afastamo-nos do rio e seguimos para Chelas, junto da confluência do Tuela com o Rabaçal. Passamos em seguida o Tuela até à ponte da Formigosa.
Características: Percurso pouco extenso e fácil, com algum mato junto das ribeiras.
3º dia - Serra de Santa Comba.
Partimos do IP4 para o alto da Serra de Santa Comba (1066m). Daqui descemos para a aldeia de S. Pedro de Veiga de Lila, onde terminaremos a nossa actividade.
Características: Desnível de aproximadamente 400m a subir e descer e uma pequena passagem difícil em caso de chuva.
Data, hora e local de partida - 5 de Dezembro 22h30 (Algés) / 23h00 (Campo Pequeno)
Acampamento - Parque de campismo em Ponte de Vale de Telhas nas proximidades de Valpaços. O acampamento será instalado à chegada, antes do início da actividade.
Material - Tenda e saco cama. Botas e roupa ligeira, completada por agasalho e imper-meável.
Alimentação - Como a actividade no primeiro dia começa muito cedo, ao nascer do sol, é preciso levar preparados o pequeno almoço desse dia. Os autocarros levarão as pessoas que o desejarem a jantar a Valpaços. Existe junto do parque um bar onde contamos poder tomar os pequenos almoços dos dias 7 e 8.
Cartografia - Folhas nºs 90, 62, 63, 76 e 49 da carta militar de Portugal (1: 25000) do IGE.
Participação em viatura própria: esta modalidade estará condicionada pela impossibilidade de assegurar ligações por autocarro: os sócios que desejem deslocar-se em viatura própria deverão organizar-se por forma a disporem de viaturas em cada extremidade dos percursos.


Local: Quinta da Ponte - Ponte de Pedra