Um Alentejo 'diferente'

2004-11-20 (Sábado)

2004-11-23: Foi uma caminhada muito interessante. O percurso é bonito e o dia esteve óptimo, com muito sol e temperatura agradável. Participaram cerca de 50 companheiros, realizando perto de 14 km, a maior parte ao longo da Ribeira do Lucefécit. No final, houve ainda tempo para uma visita à vila de Terena e ao seu castelo. Aqui fica o texto de apoio distribuído na actividade.


A Ribeira do Lucefécit e o património arqueológico do Endovélico

20 de Novembro - Sábado - 2/3 botas.

Vamos visitar uma zona do Alentejo (Redondo – Alandroal – Terena), situada nas imediações da Serra d’Ossa e marcada pelo culto de uma divindade pré–romana que teve uma grande importância na Península Ibérica.

Começaremos perto de Malhada Alta, na estrada entre o Redondo e o Alandroal, e iremos passar na Srª da Fonte, a caminho da Rocha da Mina. Este local magnífico é o primeiro relacionado com o culto do Deus Endovélico. Continuaremos sempre ao longo da Ribeira do Lucefécit até outro local de interesse arqueológico - o Castelinho.
Depois de mais algumas subidas e descidas chegaremos ao  Monte de S. Miguel, onde ficava o Santuário do Endovélico. A vista é soberba: de um lado a Serra d’Ossa, do outro a Barragem do Lucefécit e a vila de Terena.

Características do percurso:

Cerca de 18 km com algumas subidas e descidas acentuadas (acumulado de subidas - 500 metros). Piso variado – estradões , corta-fogos, trilhos xistosos, zonas de mato, passagem de linhas de água, etc.

Recomendações: É aconselhável o uso de botas de marcha e de bastão. Não há possibilidade de reabastecimento de água ou alimentos durante todo o percurso.

Cartografia: Folha 451 da Carta Militar de Portugal na escala 1/25000 do IGE.

Partida: Às 6h45 de Algés e às 7h00 de Sete Rios.

Participação em viatura própria: Concentração às 9h00 na 1ª bomba de gasolina à entrada do Redondo (vindo de Évora).


Consulte Também