Portel - III

2004-12-08 (Quarta-feira)

Descobrir as diferenças – Amieira e a albufeira do Alqueva

8 de Dezembro - Quarta - 2 botas.

Em 21 de Outubro de 2000 uma outra equipa de organizadores do CAAL culminou um vasto projecto de exploração do território a submergir pela albufeira da barragem do Alqueva com uma actividade iniciada em Amieira, freguesia do concelho de Portel.

Porquê voltar tão depressa a Amieira? Porque entretanto muito mudou na paisagem envolvente e é tempo de começar a descobrir as diferenças.
Com a colossal albufeira já muito perto da cota máxima, no local em que na ocasião percorremos o leito sazonalmente seco do rio Degebe, estende-se agora um plano de água a perder de vista, e as duas enormes pontes que encontrámos em construção no Porto de São Marcos, cuja utilidade parecia então indecifrável, ganharam (algum…) sentido.

O lago começa a ser habitat de avifauna variada e, nos locais mais recatados, uma sempre esquiva população de lontras encontra-se em expansão. Obviamente nem tudo são rosas.

O bicho homem trata de usufruir à sua  maneira das novas potencialidades de diversão, as quais nem sempre são as mais amigas do ambiente, como é o caso do corropio de skis (com ou sem "jet") a que pontualmente se assiste em dias de lazer.

A própria vila da Amieira acaba por ser dos locais em que o cenário mais mudou, com a zona da foz das outrora diminutas ribeiras de Amieira e de Cagavai (sic) transformadas numa espécie de "lagoa", de significativa beleza paisagística, definida na cabeceira da grande albufeira mesmo aos pés da povoação.
São todas estas cambiantes que a nossa actividade se propõe conferir, numa boa ocasião para muitos terem o primeiro contacto directo com o maior lago artificial da Europa. No final não poderia faltar o incontornável petisco alentejano (incluído no preço da actividade).

Características do percurso:

Percurso acessível, sem desníveis significativos, de extensão média e com neutralização, alternando caminhos rurais de típicos montes alentejanos - em que se espera que por essa altura a cor verde já comece a despontar - com troços fora de trilhos à beira de água, pontualmente de piso menos regular.

Cartografia: Folhas 482, 490 e 491 da Carta Militar de Portugal, na escala 1/25000 do IGE.

Partida: Às 6h40 de Algés e às 7h00 de Sete Rios.

Participação em viatura própria: Concentração em Amieira, junto à praça de touros, pelas 9h50.