NATUREZA E HISTÓRIA EM FOZ CÔA

2001-07-14 (Sábado)

Amendoeiras, gravuras, romanos e não só


Uma actividade em que iremos ver desfilar perante os nossos olhos toda uma herança histórica, envolvida pela beleza natural da região. Das gravuras pré-históricas e ruínas romanas, passando por belas casas senhoriais, igrejas e um museu etnográfico, à beleza serena e deslumbrante das amendoeiras em flor, tudo nos fará querer regressar à zona de Foz Côa.

Sábado, 14: vamos descobrir caminhos antigos de V.N.de Foz Côa a Freixo de Numão. Em seguida, vamos visitar a bela aldeia de Freixo de Numão, plena de vestígios que atestam a presença romana nesta zona e contactar os seus simpáticos e hospitaleiros habitantes.

Domingo, 15: em Almendra, iremos juntar-nos aos guias do Parque Arqueológico do Vale do Côa que nos conduzirão, através de belos caminhos, até ao núcleo de gravuras de Penascosa e, por fim, sempre com o rio Côa à vista, seguiremos até Castelo Melhor, onde terminaremos a nossa actividade.

Características do percurso: quase sempre por bons caminhos mas com alguns desníveis mais ou menos acentuados. Não obstante o microclima desta região, é conveniente estar preparado para qualquer eventualidade, desde calor à chuva. No 1º dia, o percurso é de cerca de 15 km e no 2º dia é de cerca de 12 km.

Cartografia: folhas 140, 141 e 151 da carta militar de Portugal (1/25000) do I.G.E.

Partida: 6ªfeira, dia 13, Algés às 20h30 e Campo Pequeno às 20h45.


Alojamento: na Associação Recreativa do Pocinho, sendo necessário levar saco-cama e colchonete.

Participação em viatura própria: não é possível.

Recomendações: É obrigatório o uso de botas e aconselhável o uso de bastões de marcha.


Actividade limitada a 50 inscrições


ACTIVIDADE RESERVADA A SÓCIOS DO C.A.A.L.. EXIGE INSCRIÇÃO PRÉVIA.

Local: Freixo de Numão