COVA DA BEIRA

1996-04-12 - 1996-04-14 (Sexta-feira - Domingo)

Para contento de todos, um “caldeirão” de cultura romana, gastronomia da Cova da Beira, bons ares, melhores vistas e um teste à genica dos nossos companheiros! Ora aqui vai ...

Sábado 13 - O percurso terá início no Colmeal da Torre donde seguiremos para a visita da torre de CENTVM CELLAE. Subiremos até Belmonte onde nos espera uma visita guiada. Mais cultos, rumaremos em direcção à Serra da Esperança, subida com uma inclinação suave e uma cumea-da com uma belíssima vista sobre a Cova da Beira a Este e a Serra da Estrela a Oeste. Com a vista regalada, desceremos enfim à Cova da Beira, passando pelas povoações de Malpique e Caria, e continuando a rumar a Sul até Peraboa.

Domingo 14 - O passeio começa na típica vila de Alpedrinha, onde iniciamos uma longa subida por uma estrada romana até ao marco geodésico do Cavalinho e passando por dois dos pontos obrigatórios da serra: Casa da Mata e Antenas. Depois de nos deliciarmos com as vistas deslumbrantes, começamos a descida com os olhos postos na Cova da Beira até Castelo Novo, a jóia da Serra da Gardunha.

Características dos percursos

1º dia - 17Km, a percorrer em piso pouco acidentado, havendo apenas uma subida de cerca de 4Km. É possível neutralizar após o almoço, ao Km12.Há abastecimento de água no caminho.

2º dia - Serão 16 Km de percurso em piso variado, com características bem definidas. Metade do percurso é uma subida acentuada. Não há abastecimento de água no caminho.

Atenção: É obrigatório o uso de botas e recomenda-se que leve a máquina fotográfica. Data, hora e local de partida: 6ªfeira, dia 12, às 20h30 de Algés e 21h00 do Campo Pequeno. Chegada a Lisboa prevista às23h00 de Domingo.

Acampamento: No Parque de Campismo do Fundão. Será montado na noite de 6ª Feira e levantado no domingo antes da actividade.

Refeições: Jantar de sábado em regime livre no Fundão. Devem assegurar as restantes refeições.

Cartografia: Folhas 225, 235, 236, 246 e 256 da Carta Militar de Portugal (1/25 000).

É possível a participação em viatura própria, desde que os sócios se organizem de forma a disporem de viaturas em cada extremidade do percurso, sendo necessário proceder à inscrição prévia na Sede. No primeiro dia a actividade terá início em Colmeal da Torre (Belmonte) às 10:00h e termina em Peraboa.

Nota: Para os interessados, existem no Fundão possibilidades alternativas de alojamento. Destacamos as pensões Rivoli (075 - 53869)

INSCRIÇÕES - São efectuadas na Sede, nos moldes habituais, mesmo para os participantes em viatura própria.

Região: Serra da Estrela
Local: Cova da Beira