Nevestrela

A actividade invernal Rainha da Estrela!
2005-02-05 - 2005-02-08 (Sábado - Terça-feira)

2005-02-14: Foi no Carnaval, brindados com um fantástico nevão, que os mais de 150 montanheiros, na sua maioria acampados no Covão da Ametade, participaram nas diferentes actividades preparadas pela organização do NEVESTRELA 2005 - a Associação dos Amigos da Serra da Estrela e o Clube de Montanhismo da Guarda, com o apoio da Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada.

Este ano uma inovação, com uma marcha de travessia e pernoita que arrancou no sábado. Domingo duas belas actividades, uma marcha curta, muito bonita, e uma longa, cobrindo parte significativa do maciço central. Na segunda, actividades livres. E a Serra, a nossa Serra, brindou-nos com dois nevões que a tornaram alva e linda, brilhando ao sol de inverno que não deixou de comparecer!

O AR LIVRE orgulha-se de mais uma vez ter estado presente na maior actividade invernal que se realiza em Portugal.


5 a 8 de Fevereiro - Sábado a Terça - 2/3 botas.

Esta é a mais emblemática actividade invernal que se realiza em Portugal. Há mais de 20 anos que o Nevestrela tem sido uma escola por onde passaram muitos dos mais experientes montanheiros portugueses. Sempre organizado pela Associação dos Amigos da Serra da Estrela e pelo Clube de Montanhismo da Guarda, o Nevestetrela continua a ser um ponto de encontro da "Montanha" em Portugal.

O CAAL convida e desafia os sócios e amigos a participarem e a experimentarem uma actividade com características tão específicas como esta.

O "forte do programa" do Nevestrela são o acampamento e o convívio no Covão da Ametade (estrada Manteigas-Piornos), onde a Neve costuma fazer companhia e as condições são
mínimas, e as Marchas de Domingo, a curta e a comprida. 2ª feira são actividades livres, embora com enquadramento, de escalada,técnicas invernais e passeios. O sábado é reservado à inscrição e montagem do acampamento, que se desmonta habitualmente na terça…

O CAAL, embora não organize autocarro, estará presente, e procederá como sempre ao enquadramento e apoio aos nossos sócios; aos que não se motivam para acampar no Covão
da Ametade, o que não faltam são alternativas: o parque de campismo do Pião, à saída da Covilhã para as Penhas da Saúde, o parque do Sky Parque, com bungalows,na estrada Manteigas Valhelhas, e toda a hotelaria da região – Covilhã, Penhas da Saúde e Manteigas.

Um grande e nevado NEVESTRELA 2005!