MONTANHA E LAGOS - LAGO DE SANABRIA

1997-06-06 - 1997-06-10 (Sexta-feira - Terça-feira)

O CAAL vai realizar duas grandes actividades em zonas espectaculares na vizinha Espanha. São passeios de diferentes níveis de dificuldade projectadas para a participação de todos os sócios.


O Parque Natural do Lago de Sanábria, criado em 1978, situa-se no extremo noroeste da Província de Zamora, no limite com a Galiza e Portugal, bem perto do Parque Natural do Montezinho e de Bragança. Engloba uma paisagem que foi modelada pela acção dos glaciares da Era Qua-ternária. Desde os seus altos cumes (Peña Tre-vinca alcança os 2124m) desprenderam-se várias línguas glaciáricas de impressionante tamanho que ao retroceder, deixaram a descoberto profundos vales em U, moreias e um importante conjunto de lagos. De entre eles destaca-se o Lago de Sanabria, o maior de origem glaciárica na Península Ibérica, em cujas margens iremos acampar e onde poderemos banhar-nos.

7 de Junho (Sábado)

ACTIVIDADE 1 - EL LAGO Y LOS MONGES (El Folgoso - San Martin) - 2 botas (4 horas) - Itinerário sinalizado que circunda o Lago (3.178 m de comprimento), entre matagal e bosques, vegetação de ribeira e amplas vistas sobre o Lago. Visita ao Centro de Interpretação da Natureza (San Martin).

ACTIVIDADE 1A (Grupo forte) - CAÑON DEL TERA (San Martin - Ribadelago) - 3 botas (6 horas) - Visita ao Centro de Interpretação da Natureza . Segue-se o percurso sinalizado que bordeja, desde o alto, o Cañon glaciárico do rio Tera, até ao local designado por Cueva de San Martin. Desde aí continua pelo fundo rochoso do vale, entre curiosas formações rochosas, até Ribadelago Viejo.

8 de Junho (Domingo)

ACTIVIDADE 2 - VALE DEL FORCATURA + CAÑON DEL TERA (Vigo - Cuevas de San Martin - Ribadelago) - 2+3 botas (4+4 horas) - De manhã, após a visita à aldeia de Vigo de Sana-bria, subiremos pelo caminho ascendente do vale do rio Forcatura à vista de rochedos e pequenas cascatas, deixando para trás um soberbo panorama sobre o vale. De tarde seguiremos pelo Cañon del Tera, passeio já descrito em 1A. Possibilidade de neutralização após o almoço.

Variante - Visita turística (sujeita a suplemento).


ACTIVIDADE 2A (Grupo forte) - PICÓN (2.081m) (Laguna de los Peces - ida e volta) - 4 botas/ 8 horas - Itinerário espectacular não sina-lizado que se inicia e termina na Laguna de los Peces (1.700m). Subimos por Peña Cabrita para, com direcção Norte, aceder às serranias divisórias entre Léon e Zamora. Continuaremos pelas cristas da Serra de la Cabrera Baja, em direcção a Peña Trevinca, por um percurso difícil, que não alcançaremos. Regresso pelo mesmo caminho.

9 de Junho (Segunda-feira)

ACTIVIDADE 3 -CAÑONS DEL CÁRDENA (Ribadelago - Moncabril- Ribadelago) -2+3 botas (5+2 horas) -Caminho ascendente em zig-zag, ganhando perspectiva sobre o vale, desde Moncabril até às albufeiras de Garandones e Cárdena (1.566 m). Descida entre a espessa vegetação do vale do Cárdena até Ribadelago Viejo. Antes da descida, continuação para os mais fortes até La Pedriña (1.804 m) e descida para Sotillo. Pos-sibilidade de neutralização após o almoço.

Variante - Visita turística (sujeita a suplemento).

ALOJAMENTO - Camping El Folgoso, nas margens do Lago e junto a Vigo de Sanabria (tel. 0034 980 626762). Os companheiros que o pretendam poderão fazer marcações em estabelecimentos hoteleiros (Ribadelago: Hostal D. Pepe - tel. 0034 980 626747 e Hostal Martin - tel. 0034 980 626759. Galende: Hostal Los Chanos - tel. 0034 980 626742).

TRANSPORTE - Autocarro com partida no dia 6 de Junho: 21h30 de Algés e 22h00 do Campo Pequeno. Chegada ao Lago de Sanabria prevista para o dia 7 pelas 12 horas. Regresso a Lisboa no dia 10 de Junho de manhã.


É possível participar só na actividade de Sanabria ou só na dos Picos de Europa, ou mais espectacular ainda, em ambas as actividades.


ACTIVIDADE RESERVADA A SÓCIOS DO C.A.A.L.. EXIGE INSCRIÇÃO PRÉVIA.

Região: Espanha
Local: Lago de Sanabria