TERRAS DE BASTO

2000-05-13 (Sábado)

Entre o Minho e Trás-os-Montes, entre a Serra da Cabreira e o Barroso, terras de campos e ribeiros e de aldeias com estranhos nomes. Uma actividade a não perder.
Sábado, 13 Partida da aldeia das Torrinheiras, na serra do mesmo nome, pegadinha à Cabreira, subida ao marco geodésico (1191 m) de magníficas vistas; descida por entre campos e moinhos, passando pela pequeníssima aldeia de Porto d’Olho, Travassô e por Teixugueiras, para ir atravessar a ribeira do Rio Douro (é assim mesmo) e, acompanhando um pouco a sua margem esquerda, alcançar o lugar da Igreja, em Rio Douro com os seus dois cemitérios.
Domingo, 14 Da aldeia do Formigueiro baixaremos até Pisão, na ribeira de Cavês, muito perto do sítio chamado Nariz do Mundo e visitaremos Uz. Moscoso será o nosso ponto de chegada, deixando para trás a serra da Seixa.
Características do percurso:. 2/3 botas. Dificuldade média. Utilizar-se-ão caminhos largos e em uso e também trilhos esquecidos. Desníveis não demasiado acentuados mas com pequenos troços de caminho a exigir algum cuidado. Cerca de 18 km cada percurso. Possibilidade de encontrar zonas alagadas. É obrigatório o uso de botas.
Cartografia: Folhas 58,59 e 72 da carta militar de Portugal (1/25000) do I.G.E.
Partida: Algés 06:30 e Campo Pequeno 06:45
Participação em viatura própria: É possível com inscrição prévia no Clube e desde que assegurem as ligações entre os pontos de chegada e de partida. Ponto de encontro no dia 13, Sábado, às 13h30, na aldeia de Torrinheiras, desvio à esquerda, a seguir ao km 39 da estrada 311 que liga Cabeceiras de Basto ao Salto.

Alojamento: Parque de Campismo Clube de Campo Valsereno Rio Douro. O Parque dispõe de alguns (poucos) quartos para alugar. Alojamento alternativo em Cabeceiras de Basto.

ACTIVIDADE RESERVADA A SÓCIOS DO C.A.A.L.. EXIGE INSCRIÇÃO PRÉVIA.

Região: Trás-os-Montes
Local: Aldeia das Torrinheiras