TORRE DA PALMA - VAIAMONTE

1996-11-16 (Sábado)

A actividade desenrola-se no concelho de Monforte, distrito de Portalegre. Bem próximo do parque Natural de São Mamede, o C.A.A.L. proporciona aos seus associados mais uma vez a descoberta do imenso património natural e cultural da região.


A nossa actividade começa com a visita a Monforte situado numa escarpa sobranceira à Ribeira Grande, vila conquistada aos moiros por D. Afonso Henriques em 1139. Monforte oferece a oportunidade de um encontro com a história e ... bonitas vistas da campina que se estende em seu redor.

Após a visita a Monforte, a caminhada prossegue ao longo da margem direita da Ribeira Grande e de belos montados de azinho até atingirmos Torre da Palma.

A herdade de Torre da Palma possui ruínas de uma vasta Villa Rustica pertencente a uma poderosa família Romana. Esta importante estação arqueológica está classificada como Monumento Nacional e nela podemos observar belos exemplares de mosaicos.

Por entre campinas a perder de vista poderemos avistar o Cabeço de Vaiamonte e fazer a sua ascensão. No alto existem vestígios de um povoado da Idade do Ferro.

Vaiamonte, povoado branco e acolhedor, merecerá uma atenção especial. Nas suas ruas respira-se o encanto de um entardecer que todos os participantes nesta actividade guardarão na memória.

Características do percurso - Percurso pouco extenso e sem grandes desníveis a vencer. Possibilidade de neutralização aos 8 km.

Cartografia - Folha 372 da Carta Militar de Portugal (1/25000) do Instituto Geográfico do Exército.

Abastecimento - Não há possibilidade de abastecimento de qualquer tipo ao longo do percurso.

Material - É obrigatório o uso de botas.

Convívio - Na parte final da actividade, em Vaiamonte, haverá um convívio onde teremos oportunidade de apreciar o folclore e a gastronomia da região.

Data, hora e local de partida - Sábado, dia 16 de Novembro às 6h45 de Algés e 7h00 do Campo Pequeno. Chegada prevista a Lisboa às 23 horas.

Participação em viatura própria - Dadas as características da actividade não é possível participar em viatura própria.

Região: Alentejo
Local: Monforte