À volta da Guarda - II

2004-11-26 - 2004-11-28 (Sexta-feira - Domingo)

Parque Natural da Serra da Estrela – Para além do Cabo do Mundo

26 a 28 de Novembro - Sexta a Domingo - 2/3 botas.

Situada a cerca de uma légua da cidade da Guarda, mas a uma cota 400 metros mais baixa, Vila Soeiro marca a transição entre o Mondego Superior e o Mondego Médio.

A localização muito peculiar desta pequenina aldeia - cenicamente entalada entre o rio e as colossais faldas da serra, no ponto em que a bacia hidrográfica estreita, de modo a dificultar qualquer circulação para montante - valeu-lhe ser conhecida na região por  "Cabo do Mundo". De facto, mais acima o jovem e cristalino curso de água corre lesto, rompendo no granito um profundo e sinuoso corte que proporciona agrestes panoramas, ao passo que para jusante - embora ainda escoltado por grandiosos desníveis – o vale alarga-se numa várzea fértil por onde o rio se alonga e acalma, servindo de pano de fundo a alguns dos mais belos solares da Beira Alta. E como se tal não bastasse, mesmo em frente ao burgo, ergue-se o Caldeirão, uma das jóias da Serra da Estrela, magnífico desfiladeiro por onde as águas da ribeira homónima - hoje controladas por uma barragem de construção recente – se despencavam no Mondego. Mas se o progresso emudeceu o Caldeirão, em troca gerou uma pequena albufeira, a qual - a seu modo - também constitui um espaço aprazível para o pedestrianismo.

É pois o rico território da bacia do Mondego, imediatamente a montante de Vila Soeiro, que o CAAL se propõe explorar nesta actividade, na qual os dois percursos definem, no seu conjunto, uma rota circular.

Sábado, 27 – Dos Trinta a Vila Soeiro por Videmonte – 3 botas

Saindo da maior povoação da zona, subiremos o vale do Mondego a meia encosta até à bem conhecida e serrana Videmonte; um percurso feito de quintas arruinadas, cores outonais, amplos horizontes e ancestrais castanheiros, alternando belas calçadas com caminhos totalmente ao abandono, em que a progressão será menos fácil. Da parte da tarde inverteremos o rumo seguindo fora de trilhos pelo planalto, retomando um traçado do PNSE, percorrido pelo nosso Clube nos idos de 1993, o qual culmina na abrupta mas espectacular descida da corda do Feijão (sobranceira a Vila Soeiro e ao Caldeirão), e termina no rio junto da ponte romana.

No regresso faremos escala no Pavilhão de Feiras da Guarda, onde decorre a I Festa de Tradição Beirã ("certame representativo do artesanato, gastronomia e tradição da região beirã").

Domingo, 28 – Dos Trinta a Vila Soeiro pelo Caldeirão – 2 a 3 botas

De manhã o percurso leva-nos até duas aldeias intimamente ligadas ao ciclo da lã, com destaque para a bela Fernão Joanes, com o seu curioso "museu" de esculturas ao ar livre. Depois desceremos até à ribeira do Caldeirão, cujo curso seguiremos até à respectiva albufeira. Esta será bordejada em toda a sua extensão no início da tarde, por vezes ouvindo a água cristalina murmurejar à beira das nossas botas. O prato forte do dia está guardado para o fim com a transposição do Caldeirão, primeiro subindo com os turistas ao miradouro do Mocho Real, para daí alcançar a espectacular crista sobranceira ao desfiladeiro e descer para Vila Soeiro, com a maciça verticalidade da Estrela à nossa frente e o Mondego Médio a espraiar-se para norte. Na aldeia haverá uma pequena surpresa.

Características dos percursos:

Sábado – 3 botas - Cerca de 7 horas de actividade, com 700m de desníveis descendentes, boa parte dos quais com elevado pendor – bastão muito recomendável - e 400m de desníveis ascendentes. Haverá neutralização depois do almoço (antes da descida principal).

Domingo – 2/3 botas - Cerca de 17 km com duas possibilidades de neutralização. Percurso sem dificuldades, em caminhos rurais e calçadas, até à 1ª neutralização. Possibilidade remota de existir um pequeno e fácil vau (dependendo da meteorologia). Piso pontualmente irregular no bordejar da albufeira. Apenas o troço final da transposição do Caldeirão cabe na categoria das 3 botas.

Cartografia: Folhas 202 e 203 do IGE (1/25000) ou Carta do PNSE do ICN (1/50000)

Alojamento e Alimentação: Noite de Sexta e pequeno almoço de Sábado na Pousada de Juventude da Guarda (quartos quádruplos). Jantar e noite de Sábado e pequeno almoço de Domingo na ACR de São Sebastião (camarata). Tudo incluído no preço da actividade. Levar saco-cama.

Partida: Sexta às 20h00 de Algés e às 20h30 de Sete Rios.

Participação em viatura própria: Concentração no Sábado às 8h50 na Pousada de Juventude da Guarda (Rua Alexandre Herculano).