Escalada em Junho - Galiza

2004-06-10 - 2004-06-13 (Quinta-feira - Domingo)

Finis Terrae (fim da terra) julgavam os Romanos, local de nevoeiros constantes, de mistérios e tesouros, de bruxas e monstros ocultos nas brumas e nas águas revoltas do oceano. 


Na Galiza nem o céu é sempre cinzento e há muito que também deixou de ser um local perdido na Península Ibérica. Hoje, a Galiza respira modernidade, que aos poucos também tem chegado à escalada.


O relevo galego procede das mais antigas orogenias peninsulares, as montanhas aqui são velhas, arredondadas e suaves.


As escolas de escalada têm tomado posse das falésias junto ao mar e das montanhas suaves do interior. Um pouco por todo lado, têm vindo a surgir novos locais, revelando novos desafios e realçando as belezas naturais deste canto de Espanha.


Na Galiza encontraremos mais de trinta zonas para a prática da escalada, tendo como característica comum a todas elas, a rocha, o granito.


Um granito que faz parte da vida quotidiana dos galegos, sempre presente na paisagem, seja no seu estado natural ou nas obras do homem, desde os primitivos dólmenes às mais modernas arquitecturas.


A nossa viagem vai visitar dois dos “must” da escalada galega:



  • O Monte Galinheiro - Crista granítica junto a Gondomar, e cujo nome teve a sua origem na semelhança com a crista de um galo, com sectores que desenvolvem acima dos 1000 metros de altitude, proporcionando escalada em placas técnicas de presas redondas, tectos e aderência. Bonitas vistas para a Ria de Vigo, Baiona e Monteferro.

  • O Faro Budiño - Gigantescos blocos de granito, perto de Porriño, com mais de cem metros de altura, e que têm como característica principal a existência de cristais de feldspato que se salientam do granito permitindo desta forma uma melhor aderência à parede.

O périplo nortenho termina em Portugal, na nossa já conhecida Escola de Penice na Serra de Arga.


Não percas mais esta grande actividade do GDAE e reserva já estes dias na tua agenda.


Consulte Também