COUTOS DE ALCOBAÇA

1998-02-08 (Domingo)

Caminhada Curta de Convívio -CCC

Na continuidade dos passeios do XI Aniversário do Clube
visitaremos os Coutos de Alcobaça.
Passaremos pelo coração da Maiorga e do alto da Póvoa
espraiaremos o olhar pela Lagoa da Pederneira, onde actualmente se procura petróleo e onde viveram, além de outros, fenícios ,Cós, romanos ,Pirreitas e Pedrógão da Póvoa, e monges gauleses de Cister. Todos se projectam na actualidade: há cristais Atlantis, barros vermelhos, faianças, azulejos do Juncal e as frutas de Alcobaça.
Abandonaremos assim os terraços pliocénicos e holocénicos onde ocorre a maior mancha de pinhal da região e entraremos nas formações colinares do Neo-Jurássico, de relevo suavemente ondulado, cortados por uma densa rede de vales e ravinas onde surgem as vinhas e os pomares.
Após encurtamento obrigatório em autocarro, atacaremos terra de árabes e castelhanos e de mulher heróica que com uma pá... e nós com uma colher, também atacaremos a sopinha do jantar à moda de Aljubarrota.
Características do percurso: Com cerca de 14 km, suave, sem grandes desníveis mas com alguns trilhos de montes e carrascais, aconselhando protecção para braços e pernas, botas... e se chover Como em todas as CCC está prevista uma neutralização facultativa. Almoço na mochila e jantar incluído no preço .
Cartografia: Cartas IGE 307 e 317.
Horários: Autocarro - Algés às 7h30 e C. Pequeno às 8h00.
Participação em viatura própria: Não é possível.

Local: Alcobaça