BAIRRADA

2000-06-17 (Sábado)

Bairrada:de Montemor-o-Velho a Tentúgal


É numa zona onde as autarquias estão a apostar fortemente no desenvolvimento rodoviário que vamos fazer uma actividade bem fácil, pelos poucos caminhos ainda existentes. Começaremos no belo castelo de Montemor-o-Velho que admiraremos e de onde podemos desfrutar de belas panorâmicas sobre os arrozais aqui existentes. Dentro do castelo, visitaremos ainda a Capela de Santa Maria de Alcáçova, mui digna, bela e impregnada de história.

Abandonando Montemor, vamos passar por baixo de carros, isto é, por baixo da Estrada Nacional 111, em direcção ao Paraiso, ou seja, rumo ao parque ecológico denominado Europaradise que visitaremos, podendo ver animais mais ou menos exóticos, tais como lemures, macacos, avestruzes, etc.

Depois são os campos, as cabras, a fuga ao alcatrão para, por fim, fazermos a última parte da actividade junto aos arrozais e comermos, em Tentúgal, o tão merecido pastel!


Características do percurso: actividade com cerca de 14 km, sem qualquer tipo de dificuldade. 2 botas.

Cartografia: Folhas 229 e 240 da carta militar de Portugal (1/25000) do I.G.E.

Partida: Algés 07:15 e Campo Pequeno 07:30

Participação em viatura própria: é possível com inscrição prévia no Clube e desde que assegurem as ligações entre os pontos de chegada e de partida. Local de concentração: no Castelo de Montemor-o-Velho, às 10h30.

Observações: Dado que não há grandes hipóteses de reabastecimento de água na maior parte do percurso, é aconselhável levar uma boa reserva.


ACTIVIDADE RESERVADA A SÓCIOS DO C.A.A.L.. EXIGE INSCRIÇÃO PRÉVIA.

Local: Montemor-o-Velho