PINHAL DE LEIRIA

1997-03-22 (Sábado)

Para comemorar o Dia Mundial da Floresta vai o C.A.A.L. realizar uma actividade no Pinhal de Leiria, berço da Silvicultura Nacional.

Esta Mata Nacional ocupa uma área de cerca de 11.000 ha nas dunas que se estendem entre a Nazaré e a foz do Mondego, constituindo um ecossistema único no país.
A paisagem e a vegetação variam do litoral para o interior, passando das arribas e das praias para a duna primária com a sua típica vegetação rasteira. Daí até ao grande cordão de dunas, com quase 150 m de altura, que atravessa a Mata de Norte a Sul, segue-se uma faixa de protecção com os característicos pinheiros serpentes. Para lá do cordão dunar, ao abrigo do vento e da salougem estende-se o grande pinhal, produtor de madeira de qualidade, com vegetação mais evoluída.
A Mata é atravessada pela Rib.ª de Muel, bastante caudalosa, marginada de vegetação agrícola, grandes eucaliptos e frondosas acácias. Junto à foz o antigo porto de exportações de madeiras de S. Pedro de Muel.
Características do percurso (1/2 botas) - Percurso extenso, em terreno plano, com a única dificuldade de se caminhar sobre piso arenoso. Se o tempo estiver bom, poderão trazer roupas leves e calçado ligeiro. Há possibilidade de neutralização.
Abastecimento - Há algumas fontes junto à Ribeira de Muel e noutros locais da Mata, mas é conveniente trazer os cantis cheios.
Cartografia - Folhas 272, 284 e 296 da Carta Militar na escala 1:25000.
Partidas - Algés - 7:00h, Campo Pequeno - 7:30h. O horário de saída será rigorosamente cumprido.
Chegada - Cerca das 21horas.
Atendendo às características do percurso não é possível participar em viatura própria.

Local: Pinhal de Leiria