XII ANIVERSÁRIO - SAGRES

1997-09-13 - 1997-09-14 (Sábado - Domingo)

Costa Vicentina


O projecto de descoberta da Área de Paisagem Protegida do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, iniciado no Outono de 1991 em Sines, tem este ano o seu epílogo. A sétima etapa, com a qual vamos concluir o percurso, desenrolar-se-á no litoral Sul, nos concelhos de Vila do Bispo e Lagos, com início no mítico promontório de Sagres. Acompanhe-nos na continuação da descoberta do litoral mais espectacular da Europa e venha conhecer:
- A geologia com as espectaculares arribas e inesquecíveis enseadas, assim como as quase desertas praias;
- A flora de características mediterrânicas com os seus odores inesquecíveis;
- A história patente nas fortalezas de Sagres, do Burgau e de Lagos;
- A carta "rendilhada" da Ponta da Piedade - Lagos;
- As vistas sobre a Serra de Monchique do miradouro da Atalaia;
- As espectaculares praias da Ingrina e Zavial e as típicas aldeias de Salema e Burgau.
Não perca esta oportunidade de caminhar à beira-mar. Participe!


1º dia (Sábado, 13 de Setembro)
Passeio a pé ao longo do litoral, com aproximadamente 15 km de extensão, de Sagres até Salema. Passaremos pelas praias da Ingrina, Zavial e Figueira. Caminho por vezes difícil. Não há possibilidade de neutralizar. Banho no final em Salema. Regresso a Sagres e montagem do acampamento. Os participantes devem levar o equipamento pessoal e os víveres na mochila pequena, para começar o passeio mal cheguemos ao local de início.
2º dia (Domingo, 14 de Julho)
Passeio a pé ao longo do litoral da praia da Salema até Lagos. Aproximadamente 20 km. Possibilidade de neutralizar, sensivelmente a meio do percurso, na Praia da Luz. Oportunidade de visitar Burgau e apreciar as vistas dos miradouros da Atalaia e calcorrear a costa de ravinas da Ponta da Piedade - Lagos. Caminho pos vezes com um ou outro desnível a vencer.
Cartografia - Cartas militares do I.G.E. na escala 1/25000, nº.s 601, 602 e 609.
Alojamento - Parque de Campismo de Sagres - tel. 082 - 64351/ 61/ 71. Os companheiros que não pretendam acampar poderão optar pelas inúmeras residenciais que existem em Sagres. O acampamento será montado no final do 1º dia e desmontado no início do 2º dia.
Transporte - O Clube organiza autocarro com partida no Sábado, dia 13, de Algés às 6h45 e do C. Pequeno às 7h00.
Participação em viatura própria - O ponto de encontro para a caminhada do 1º dia é em Sagres, no parque de estacionamento sobranceiro à Praia do Mareta, pelas 11h30. O Clube assegura o transporte dos condutores de Salema para Sagres no final da actividade. A inscrição, como habitualmente, é obrigatória para a sede do Clube, mesmo para os companheiros que se desloquem em viatura própria.
Jantar de Aniversário - Será no restaurante do Parque de Campismo de Sagres, no Sábado pelas 19h30.
Equipamento - Não esquecer o calção de banho e protecção para a cabeça. Levar roupas leves (poderá haver algum mato) e botas.


Região: Algarve
Local: Sagres