2ª Marcha dos Fortes

2006-10-14 (Sábado)

2006-10-18: Um Êxito!

Parabéns ao CAAL, à sua Direcção e aos seus voluntários que conceberam, montaram e asseguraram um percurso belíssimo ao longo de alguns dos Fortes das Linhas de Torres.

Parabéns às Autarquias de Loures, Sobral de Monte Agraço e Arruda pelo apoio imprescindível ao sucesso do evento, e ao povo de Runa pelo apoio na Partida da Marcha dos Fortes

Parabéns aos incansáveis trabalhadores e motoristas da C.M. Loures sempre presentes, ao Grupo de Danças e Cantares do Concelho de Sobral de Monte Agraço -Seramena - pelo esforço que fizeram para retemperar as forças dos participantes na hora do almoço e à Escola Básica de Bucelas e seu Presidente do Conselho Executivo pelo apoio nas dormidas.

Parabéns aos 284 participantes que aceitaram o desafio e compareceram à partida. São eles a razão de ser da Marcha, para eles trabalhámos com prazer e alegria, por eles estamos felizes!

Parabéns à Luisa Pinto Ferreira, Directora Operacional da 2ª Marcha dos Fortes e ao Manuel Silva, Técnico da C.M. Loures, pelo sucesso conseguido na aglutinação de todos os esforços.

2009 é o inicio do Bicentenário da Guerra Peninsular! A Marcha dos Fortes certamente continuará o seu papel dinamizador da divulgação e defesa do nosso Património.

Melhorada, diferente, bonita, desafiadora, aproxima-se já a 3ª Marcha dos Fortes!

José Veloso (Director da 2ª Marcha dos Fortes)


2006-10-17: Adora fotos... Descubra-se a si ou ao seu amigo no Foto-Blog da Atletismo Magazine (mais de 70 fotos dedicadas à 2ª Marcha dos Fortes nos blogs de 16 e 17 de Outubro).


2006-10-16: Aqui ficam os números finais da 2ª Marcha dos Fortes. Tivémos 284 participantes e 36 organização. Terminaram 172 registados pela Organização. Parabéns e muito obrigado a todos!
José Veloso (Director da 2ª Marcha dos Fortes).




2006-10-16: A Marcha dos Fortes, organizada pelo Clube de Actividades de Ar Livre, foi inspirada na Travessia da Sierra Morena, Espanha, organizada pelo Clube de Senderismo "Llegacomopuedas", de Cordoba. Este ano tivemos uma simpática representação do "LLEGA", liderada pelo seu Presidente Antonio Blanco. Aqui fica a simpática mensagem que nos enviou:

estimados compañeros.
muchas gracias desde córdoba por todas vuestras atenciones, os deseamos muchos exitos y larga vida a "marcha dos fortes", enhorabuena por la estupenda organización y el entusiasmo de todos los compañeros, participantes y voluntarios.
por la recuperación del patrimonio historico y cultural.
un abrazo y hasta pronto.
antonio blanco.


 

2006-10-15: "Património militar votado ao abandono", in Jornal de Notícias, 2006-10-15, Caderno País - Sul.


 

De novo a Grande Aventura!

14 de Outubro – Sábado – 3 botas.

2006-10-11: Este Sábado marchamos! A defesa das nossas Linhas de Torres está assegurada! Temos mais de 300!!! inscritos na 2ª Marcha dos Fortes!

Um êxito que enche de alegria todo o Clube, mas que certamente vai exigir aos 30 voluntários do CAAL que asseguram a Organização do evento, um ainda maior empenho para que a Marcha dos Fortes 2006 seja a grande actividade de referência do Pedestrianismo de longa distância em Portugal.


2006-10-11: A Marcha dos Fortes está no Geocaching. Geocaching é um desporto de ar livre que envolve a utilização de um receptor de GPS ("Sistema de Posicionamento Global") para encontrar uma "geocache" (ou simplesmente "cache") colocada em qualquer local do mundo. Uma cache típica é uma pequena caixa (ou tupperware), fechada e à prova de água que contém um livro de registo e alguns objectos, como canetas, afia-lápis, moedas ou bonecos para troca. A existência destas "caches" é coordenada em sites como o www.geocaching.com.

Alguns sócios do CAAL criaram uma destas caches baseada na estrutura da Marcha dos Fortes. Podes consultá-la em http://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?guid=78e57fe0-2bc8-4693-b73b-ad0c136f59a3 mas para teres acesso a todos os dados da cache é necessário que te registes como utilizador do site.

Boa caçada!


2006-10-10: "Marcha evoca resistência à invasão francesa", in Jornal de Notícias, 2006-10-10, Caderno País - Sul.


2006-10-01: Já se encontra disponível o Regulamento da 2ª Marcha dos Fortes (incluindo Perfil Topográfico e Tempos de Passagem).


Em 2005 realizou-se pela 1ª vez em Portugal e com grande êxito uma actividade pedestre de resistência, não competitiva, longa, a que chamámos Marcha dos Fortes, desenrolada ao longo das Linhas de Torres, reunindo 159 pessoas tendo 101 terminado os 42,9km.

O CAAL entende que tamanho sucesso poderá e deverá ter continuidade!

Mantendo a parceria com a Câmara Municipal de Loures, e integrando o Calendário da FPME, a 2ª MARCHA dos FORTES terá lugar a 14 de Outubro de 2006.

Será certamente de novo uma grande jornada desportiva e lúdica, de convívio e evocativa, revivendo a História.

Passará por algumas das fortificações e locais mais representativos e emblemáticos, tais como os Fortes da Archeira, a Quinta do A-da-Guerra, a Patameira e a Gozundeira, os Fortes do Alqueidão e da Carvalha, A-do-Mourão, os Fortes de Mato da Cruz e da Aguieira, Quinta da Romeira e o Serves. O percurso será essencialmente em caminhos rurais, sem desníveis muito acentuados, por cumeadas e vales, por onde andaram as invasões francesas e os aliados, e que proporcionará aos participantes a beleza dos grandes horizontes e da ruralidade da zona Oeste .

Esta actividade tem um total de 41,1km, inicia-se às 07h00 em Runa e termina às 19h30 em Bucelas, LOURES, em plena Festa do Vinho e das Vindimas.

O andamento é de caminhada, havendo 6 pontos onde se pode neutralizar. Existem 3 locais de abastecimento onde a Organização assegura complementos alimentares (doces, fruta, água, etc.).

Nestes pontos haverá paragens obrigatórias de 15 min, e num deles (almoço, onde será servida uma refeição ligeira quente) a paragem é de 40 min. Além de abastecimento estes pontos também servem de descanso. Contudo, os companheiros
deverão levar uma mochila pequena e leve com os seus pertences e os alimentos mínimos indispensáveis a um dia de caminhada. O ritmo da marcha é assegurado por membros da Organização do nosso Clube, devidamente identificados, de
forma a garantir os horários previstos. Nenhum participante os poderá ultrapassar.

Esta é mais uma organização do CAAL, em parceria com a Câmara Municipal de Loures, integrada também no Calendário de Actividades da FPME, e com o apoio da C.M. do Sobral de Monte Agraço e da C.M. de Arruda dos Vinhos, e Juntas de Freguesia de Runa e Bucelas.

Para os companheiros de fora de Lisboa, ou para os que o desejarem, a Organização assegura na noite de 13, Sexta, a pernoita na Escola Integrada de Bucelas, com duches sanitários e estacionamento.

É assegurado pela organização o transporte entre Bucelas - partida às 05h00 do Largo Central, junto à Rodoviária - e Runa, onde se dá o início da actividade.

Informações e inscrições até 4 de Outubro - 8€

  • CAAL - Clube de Actividades de Ar Livre
    Tel: 21 778 83 72 Fax: 21 778 83 67
    email: caal@mail.telepac.pt
  • Câmara Municipal de Loures - Divisão de Desporto
    Tel: 21 984 87 31

 


Actividade organizada pelo CAAL, em parceria com a C.M.Loures.
Clube de Actividades de Ar Livre Câmara Municipal de Loures
Apoio da C.M. Sobral de Monte Agraço e da C.M. Arruda dos Vinhos


Actividade integrada no Calendário da FPME.
Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada


Tópicos Relacionados