COSTA VICENTINA - VILA DO BISPO A SAGRES

1996-07-06 - 1996-07-07 (Sábado - Domingo)

Em 1991 o C.A.A.L. iniciou um projecto de divulgação junto dos seus sócios da Área de Paisagem Protegida do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina. Nesse ano 150 sócios calcorrearam os areais de Sines a Porto Covo.

Este ano o 6º troço será a descoberta do litoral do concelho de Vila do Bispo com términus no mítico promontório de Sagres.

Acompanhe-nos na descoberta do litoral mais esplêndido da Europa e venha connosco conhecer:

- A geologia com as espectaculares arribas, as imensas praias, os xistos e os calcáreos;

-A flora de características mediterrânicas aqui fortemente condicionada pelos ventos marítimos;

-A fauna com as cegonhas que nidificam junto à costa, as gaivotas e, se tiver oportunidade as lontras marinhas;

-A história patente na fortaleza de Sagres e noutros fortes;

-Os faróis do Cabo de S. Vicente e do cabo de Sagres;

-A aldeia anichada da Carrapateira com a sua arquitectura rústica tradicional.

É um belo passeio à beira-mar numa região sobre a qual pairam graves ameaças, com propostas de ocupação do solo por projectos turísticos. Não perca esta oportunidade e acompanhe-nos!

No 1º dia, sábado 6 de Junho: Passeio a pé ao longo do litoral da aldeia da Carrapateira até à praia do Castelejo (Vila do Bispo).

No 2º dia, domingo 7 de Junho: Passeio a pé ao longo do litoral da praia do Castelejo até ao Cabo de S. Vicente. Visita ao Promentório de Sagres.

Características dos percursos: Os percursos não são muito longos, aproximadamente 10 km em cada dia. O seu tempo de duração é de mais ou menos 4 horas, dependendo do ritmo da marcha. São percursos difíceis principalmente no 1º dia, pelos grandes desníveis a vencer e a altura do dia em que vai ser feito (11 às 17 horas). Os “barrancos” dificultam a progressão. É obrigatório o uso de botas de montanha e os batons ajudarão. Será necessário usar protecção para o sol e levar água com abundância. Não esquecer também o fato de banho. Quem não quizer participar nos passeios pode fazer praia!

Cartografia: Cartas militares do I.G.E. na escala 1/25.000, nº.s 592, 601 e 609.

Alojamento: No Parque de Campismo de Sagres (tel. 643 51/ 61). Os companheiros que não pretendam acampar poderão optar pelas inúmeras residenciais que existem em Sagres. O acampamento será montado no final do 1º dia e desmontado no fim do 2º dia.

Transporte: O Clube organiza autocarro com partida de Algés no sábado às 6h45m e do Campo Pequeno às 7horas. Dadas as características dos percursos não é possível participar em viatura própria.

As inscrições encerram 3ª feira dia 2 de Julho.


ACTIVIDADE RESERVADA A SÓCIOS DO C.A.A.L.. EXIGE INSCRIÇÃO PRÉVIA.

Região: Algarve
Local: Carrapateira