TEJO INTERNACIONAL

1997-03-15 - 1997-03-16 (Sábado - Domingo)

Em terras do fim do mundo já desenvolvemos as actividades Arraiais da Idanha, em 1994, e Terras da raia Central, em 1995. Tejo Internacional foi a designação escolhida para o passeio que se desenrola numa área de certa forma contígua às anteriores. Contrariamente ao que o título pode sugerir, nem sempre observaremos o rio Tejo. Tejo Internacional é a designação não só do rio que serve de fronteira, mas de toda uma área envolvente, e essa sim pretendemos explorar e divulgar.

1º dia, Sábado 15 - A actividade que decorre no concelho de Castelo Branco, freguesia de Monforte da Beira, será um passeio circular com início e fim em Monforte da Beira. Teremos oportunidade de subir ao Castelo de Monforte, importante afloramento quartzítico na serra do mesmo nome, já parcialmente eucaliptada. A vegetação é mediterrânica com a oliveira, o sobreiro, o alecrim e a esteva. Os rebanhos de ovelhas são uma constante e marcada presença na paisagem com os seus balidos. Teremos oportunidade de visitar o Monte Barata, propriedade da Associação Ambientalista Quercus, onde existem belos povoamentos de azinho. Monforte com a sua arquitectura típica merecerá também a nossa atenção.
2º dia, Domingo 16 - A actividade desenrola-se na freguesia do Rosmaninhal, concelho de Idanha. Com início na capela de Santa Madalena iremos descobrir os imensos campos de rosmaninho numa área de espectacular beleza. O destino será o Posto de Alares sobranceiro ao Tejo onde, com alguma sorte, poderemos observar águias e abutres, entre outras aves. Teremos oportunidade de visitar a aldeia abandonada dos Alares, com as suas casas de xisto, e após a subida aos terraços quaternários terminaremos a nossa actividade na branca e aninhada aldeia de Soalheiras.
Características dos percursos
Sábado - Passeio com cerca de 14 km com uma subida acentuada logo de início, que decorre em terreno pedregoso. O resto é feito em caminhos de uso agrícola. Não há possibilidade de neutralização. Há abastecimento de água a meio do percurso.
Domingo - Caminhada de 16 km de extensão que se desenvolve em caminhos rurais quase na sua totalidade. Não há grandes desníveis a vencer. Não há possibilidade de neutralizar, nem abastecimento de água em todo o percurso.
Dia, hora e local da partida
Sábado, dia 15, às 6:30h de Algés e 6:45h do Campo Pequeno. Chegada prevista a Lisboa às 23:30h de Domingo.
Acampamento - No Parque de Campismo Municipal de Idanha-a-Nova e será montado na noite de Sábado e desmontado no Domingo, antes do início da actividade. O parque dispõe de bungalows, pelo que os interessados devem fazer previamente marcação pelo telefone 077-22793.
Refeições - Há possibilidade de ir jantar no Sábado a Idanha-a-Nova. Os participantes devem ir prevenidos para as restantes refeições.

Local: Tejo Interncional