ROTEIRO DO ENDOVÉLICO

1996-10-26 (Sábado)

(Terena - Alandroal)

26 de Outubro (sábado)


Será este o tema do nosso passeio que irá decorrer na área do concelho do Alandroal em Outubro. É um passeio vocacionado para os amantes da Arqueologia e da natureza. No meio de colinas de xisto encontraremos imensos testemunhos do passado.

Em torno da ribeira de Lucefecit, que vamos atravessar, encontram-se vestígios de monumentos que teremos oportunidade de visitar e descobrir como:

-O Santuário do Endovélico, que ficava localizado no Monte de S. Miguel, e era o mais famoso local de culto dedicado a uma divindade indígena, em época romana. O espólio está hoje depositado no Museu Nacional de Arquelogia em Lisboa. Do lugar do santuário a vista é esplêndida (a Serra de Ossa, Terena, Alandroal).

-O povoado fortificado do Castelinho, ocupado no I milénio A.C. é um castro abandonado na margem esquerda da ribeira de Locefecit.

-O povoado do Castro Velho, ocupado desde o III milénio A.C. e escavado recentemente. No romance histórico ,A voz dos Deuses, de João Aguiar, uma parte da acção decorre no Castelo Velho (Arcóbriga).

-A necrópole do Monte do Lucas, composto por um conjunto de antas de xisto (sepulturas colectivas com mais de cinco mil anos).

-O santuário da Boa Vista (séc.XIV), templo-fortaleza da planta cruciforme.

-Terena, a vila branca, com castelo, será igualmente visitada.

A meia distância entre a Serra de Ossa e o Guadiana uma área mística e bela espera por nós.

Características do percurso: Percurso pouco extenso e sem grandes desníveis a vencer, excepto o da ribeira de Lucefecit, pois podemos ter que nos descalçar (leve uma toalha). Terreno com mato (são desaconselháveis calções). Por vezes encontram-se vedações que têm de ser ultrapassadas.

Cartografia: Folhas 451 e 452 da Carta Militar de Portugal (1/25000) do Serviço Cartográfico do Exército.

Data, hora e local de partida: Sábado, dia 26 de Outubro às 6h45 de Algés e 7h00 do Campo Pequeno. Chegada prevista a Lisboa às 22h30.

Abastecimento: Não há possibilidade de qualquer tipo de abastecimento ao longo do percurso.

Material: É obrigatório o uso de botas.

Participação em viatura própria: Dadas as características da actividade não é possível participar em viatura própria.


ACTIVIDADE RESERVADA A SÓCIOS DO C.A.A.L.. EXIGE INSCRIÇÃO PRÉVIA.

Região: Alentejo
Local: Alandroal