O Homem no Alentejo - Odemira

2005-06-04 (Sábado)

A barragem de Sta Clara e o Castro da Cola

4 de Junho – Sábado - 2 botas.

Que o Alentejo tem muitas coisas para nos mostrar já sabíamos de todas as actividades que por ali temos feito.

Desta vez iremos conhecer um pouco melhor esta parte do concelho de Ourique. Para isso dividiremos o dia em duas partes: a cultural, para descobrirmos outros povos e outras
civilizações, e a campestre, onde tomaremos contacto com um Alentejo diferente, sem planícies nem searas, mas sempre belo. Começaremos por ter, da parte da manhã, uma visita guiada a vários sítios do Circuito Arqueológico do Castro da Cola, recuando até ao 3º milénio A.C.  Iremos conhecer povoados, necrópoles, monumentos funerários e tholos, terminando no Castro da Cola, onde almoçaremos. Levar farnel. Da parte da tarde faremos um belo percurso, um pouco desnivelado, com vistas maravilhosas e bastantes sombras, bordejando a albufeira da Barragem de Sta Clara até à Ponte do Salvador, onde terminaremos.

Quem quiser poderá então testar a frescura das águas alentejanas com um banho retemperador (fato de banho e toalha). O percurso da tarde terá cerca de 12 km em piso desnivelado, aconselhando-se o uso de botas e de calças (por causa da vegetação). Não há hipótese de reabastecimento de água após a hora do almoço.

Cartografia: Folhas 562 e 563 da Carta Militar de Portugal na escala 1/25000 do IGE.

Partida: Às 6h45 de Algés e às 7h00 de Sete Rios.

Participação em viatura própria: Concentração às 9h15 h na Ponte do Salvador, a cerca de 11 km de Santana da Serra, para quem entra vindo da IC1 (sentido N-S), devendo apanhar a estrada que vai de Santana da Serra para Corte Malhão. É imprescindível a inscrição no Clube.