RIOS DE AIRE - O LIS

1997-02-15 (Sábado)

De Alqueidão da Serra às Cortes (Marcha CCC)

Chegou a hora de descobrirmos a bela nascente do rio Lis, depois de já termos encontrado o Alviela e o Almonda a fluir dos calcários da Serra de Aire... Aire muito livre como é do nosso gosto!
Esta será mais uma marcha CCC, desta vez um bocadinho radical, tal a variedade de situações que vamos encontrar nas faldas ocidentais da serra d’Aire, ainda no Parque Nacional da Serra de Aire e Candeeiros (PNSAC) e em plena Alta Estremadura.
Subimos aos penedos do miradouro jurássico (?) por uma estrada romana, excelentemente conservada, e desce-mos por um Vale dos Ventos em caminho suspenso... e de alma pasmada! Alargaremos olhares pela Nazaré, Porto de Mós, Pataias, Maceira, Marinha Grande, Leiria...
Descemos a anfiteatros naturais para ver água nascer dum Buraco Roto ou dum chão pedregoso e desandar em marulhar apressado...
Almoçaremos num santuário velhinho dos tempos em que os milagres falavam de arcas cheias de pão alvo e entraremos num santuário laico e democrático recentemente inaugurado (quem adivinha?).
Se a tudo isto juntarmos casas e caminhos, vinhos e bosques, azenhas e fontes e até uma batalha... de Ourique (!), sem esquecer um bom jantar com coisas e pingas da terra, quem vai ficar em casa? Vamos pedir que não chova e que os dias sejam maiores... E para quem tem raizes em Leiria e queira fazer trabalho de casa nas férias do Carnaval e começar a desvendar os mistérios acima levantados, que leia A Alta Estremadura, romance gastronómico prefaciado por José Hermano Saraiva, escrito por José Marques da Cruz e publicado em 1995 pela 10ª MUSA EDITORES. Uma espécie de AR LIVRE em LIVRO.
Caraterísticas do percurso (2/3 botas)
Cerca de 14 km e neutralização. Estão previstas variações para os mais ousados. O piso, por vezes pedregoso, aconselha o uso de botas, bastão e protecções para as pernas e contra o vento e a chuva (oxalá não apareça).
Cartografia: Folhas 297 e 308 da Carta Militar de Portugal 1/25000 do IGE.
Abastecimento: Há possibilidade de abastecimento de água e de bica a meio do percurso.

Partidas: 06,45h. de Algés; 07,15h. do Campo Pequeno; o horário de saída será rigorosamente respeitado.
Chegada Cerca das 22,30h.

Nota - Os dias pequenos e a característica do percurso impede a participação em viatura própria.

Local: Alqueidão da Serra