Dist. Bragança

Serra de Bornes

Entre o Tua e o Sabor
2007-10-04 - 2007-10-07 (Quinta-feira - Domingo)

A decisão da construção da barragem do Baixo Sabor tem passado por momentos de muita hesitação. Pela nossa parte decidimos avançar, no seguimento do espírito que nos levou a percorrer o Guadiana (aquando da construção de Alqueva). Assim, enquanto em 2005 e 2006 andámos por áreas mais próximas da barragem (Qta das Laranjeiras), este ano rumamos a norte, percorrendo talvez o seu local mais belo numa área bastante aberta e, por isso, mais inundável : a confluência da ribeira de Zacarias com o Sabor.


PARQUE NATURAL DE MONTESINHO

2000-12-01 (Sexta-feira)

A serra de Montesinho e o vale do rio Sabor nos campos de França e Baçal

Em 1999 visitámos a zona ocidental do Parque Natural de Montesinho. Vamos este ano para o seu lado oriental, com paisagens muito diferentes, onde se situam as conhecidas aldeias de Montesinho, França e Rio de Onor.
1º dia Sexta-feira,1 Saída de Rio de Onor, onde se pernoita, pela linha da fronteira com Espanha, atravessando a aldeia fronteiriça de Portelo, passando pelas minas de Vale da Ossa e terminando em Montesinho.

PARQUE NATURAL DE MONTESINHO

1999-10-29 (Sexta-feira)

Em pleno Outono o NE Transmontano, com os seus soutos, geadas e população acolhedora

Terminando o projecto iniciado em 1994 (POR TERRAS DE RIBATUA E ALIJÓ) e continuado em 1996 (VILA-FLOR ONDE A VINHA SE FAZ RARA), 1997 (RUMO ÀS ORIGENS DO TUA) e 1998 (TERRAS DA LOMBA) e sempre seguindo o Tua e depois os rios que lhe dão origem, o Tuela e o Rabaçal, para Norte, desde o Douro até à fronteira com Espanha, vamos desta vez para o Parque Natural de Montezinho.