Dist. Santarém

Óbidos

Caminhos do Oeste
2007-11-17 (Sábado)

A Lagoa de Óbidos é uma singularidade de enorme beleza da nossa costa e merece que a abordemos com diferentes perspectivas.


A SUL DO TEJO

2000-03-25 (Sábado)

O CAAL vai organizar uma actividade pela margem esquerda do rio Tejo, ligando a Central Termoeléctrica do Pego a Abrantes.
Em 1999, na actividade do Sardoal, avistámos ao longe as chaminés da central. Chamou-nos a atenção o rasto branco de vapor de água que se destacava na paisagem. Combinámos então uma visita para este ano, com a finalidade de melhor esclarecermos como é que se compatibiliza uma central termoeléctrica a carvão com os requisitos ambientais, que as indústrias modernas se obrigam a cumprir.

VILA JARDIM E TERRA DE MESTRES PINTORES

1999-07-17 (Sábado)

No centro do país, a dois passos de Abrantes, já que a passos, diz a tradição, foi marcada no tempo de D. João III, a linha de divisão dos dois concelhos vizinhos, Sardoal é guardiã de valiosos tesouros, espólio do que terá sido importante oficina de pintura que pela sua individualidade, constitui um núcleo representativo entre os Primitivos Portugueses.
Vila pitoresca, casas com fachadas antigas, bem conservadas, engalanadas por flores, que lhe conferem alegria e lhe fazem merecer o título de Vila Jardim.

NASCENTE DO AVIELA-ALGAR DO PENA

1999-05-23 (Domingo)

O Ar livre vai ficar preso nos encantos do Algar do Pena a muitos metros de profundidade, mas descendo de elevador! E como a mágica vai ser mais que muita, que tal fazer desaparecer um rio, para voltar a aparecer e a desaparecer!... Será assim nos olhos de água do Alviela. A mesma água que desagua nas nossas torneiras alfacinhas desde 1880...

SERRA DO BANDO

1998-11-22 (Domingo)

Os concelhos do centro de Portugal continuam a ser uma área atractiva para os caminheiros do CAAL. Bem próximo da Melriça (V. Rei), os pinhais, principal recurso económico da área, continuam a servir de palco às nossas actividades. Vale a pena participar para descobrir as Serras de Santos e do Bando (Chão de Cotes). As vistas panorâmicas alargam-se pelo centro de Portugal e norte Alentejano. Participe e
descobre para além da montanha, as ribeiras, nomeadamente a de Eiras comos seus moinhos abandonados.


ORIENTAÇÃO NA SERRA DOS CANDEEIROS

1998-05-16 (Sábado)

O GDAO organiza na serra dos Candeeiros uma prova no dia 16 de Maio de 1998, aberta a todos os sócios. Um local perfeito para nos perdermos e encontrarmos.

Ponto de encontro na Igreja de Monsanto às 9h30 de 16 de Maio.

É necessário efectuar a inscrição para a actividade na sede do CAAL.

Local: Monsanto


ENVENDOS

1997-10-11 (Sábado)

Esta actividade leva-nos a uma zona onde, em termos de paisagem se interpenetram as caracteristicas das 3 regiões que a circundam: Alentejo, Ribatejo e Beira, embora com uma influência mais marcada da Beira.
O percurso terá inicio na aldeia Galega e conduz-nos imediatamente às cumeadas sobranceiras à ribeira da Pracana.
Passamos perto da nascente das águas termais da Ladeira de Envendos e voltamos a subir para a Serra da Amieirosa. Na parte final do passeio iremos contornar a Serra da Moita da Asna e seguimos pela Zimbreira em direcção a Envendos.

PAÚL DO BOQUILOBO E CIDADE DE TORRES NOVAS

1997-05-31 (Sábado)

Comemoração do Dia Mundial do Ambiente

Vamo-nos divertir!
Uma observação muito discreta à Reserva Natural do Paúl de Boquilobo, zona húmida de grande valor ecológico, classificada pela UNESCO como reserva da Biosfera, é o que vos propomos para as vésperas do dia mundial do ambiente. O rio Almonda, traço de união e conflito entre este ecossistema e os sistemas envolventes, leva-nos ao campo, à vila e à cidade, à descoberta das artes e ofícios das gentes de Riachos e Torres Novas.

DESCRIÇÃO DA ACTIVIDADE

AVENTURA EM CORUCHE

1997-05-24 (Sábado)

Vamo-nos divertir!
Há alguns anos houve uma actividade que passou no açude do Monte da Barca; desta vez vamos lá para um fim de semana de orientação, canoas e o que mais se verá....

Acamparemos uma noite na margem do açude (um sítio de uma grande beleza) e as três actividades desenrolar-se-ão à volta do mesmo e ainda pela água dentro
A primeira actividade será no sábado após a hora do almoço e avançará pela tarde, com tempo para se orientarem e para se divertirem à conta das tentativas aquáticas ou aéreas (as suas ou as das outras equipas).

2ª Marcha C. C. C.

1996-06-30 (Domingo)

De Ferreira do Zêzere a Dornes - Por Terras de templários...
30 de Junho de 1996 (domingo)

De novo convosco as marchas C.C.C..
Desta vez no Ribatejo.

Características do percurso