Curso de Iniciação ao Alpinismo 2008

2008-01-08 - 2008-02-17



Vai realizar-se o Curso de Iniciação ao Alpinismo 2008.

Esta acção de formação pretende responder aos anseios dos sócios do CAAL que, sentindo-se atraídos pelas actividades do Grupo Dinamizador de Actividades de Montanha, envolvendo neve e gelo, gostariam de obter uma preparação técnica no domínio das técnicas específicas daquele tipo de actividades. 

OBJECTIVOS

O curso destina-se a fornecer aos participantes os conhecimentos indispensáveis à integração e liderança de cordadas autónomas em terreno glaciar fácil a moderadamente difícil, ou à integração e liderança de cordadas volantes em terreno mais técnico, sob a direcção e a supervisão de montanheiros mais experientes; permitir aos participantes uma participação plena nas actividades invernais desenvolvidas pelo Grupo Dinamizador de Actividades de Montanha. 

ORGANIZAÇÃO

O curso dividir-se-á por duas componentes distintas – teórica, e prática – sendo cada uma complementada pela respectiva avaliação.

A carga horária é a seguinte: Teóricas: 12 h; Práticas: 170 h 

CONDIÇÕES DE ACESSO

São pré-requisitos de acesso ao curso: a) a posse de uma experiência comprovada de orientação; b) uma boa adaptação à evolução em terrenos escarpados, que possam requerer a utilização de técnicas simples de escalada em rocha; c) uma forma física adequada. Por conseguinte, os candidatos à frequência do curso serão avaliados nestes domínios no decurso da fase inicial do mesmo.

Os candidatos à frequência do curso deverão solicitar na sede do CAAL a ficha de pré-inscrição, ou descarregá-la em www.clubearlivre.org 

CONTEÚDO

1) Tipologia das actividades; 2) Terreno de acção; 3) Saúde em montanha; 4) Segurança em ambiente de montanha; 4) Material; 5) Nós e encordamento; 6) Manobra de piolet; 7) Utilização de crampons; 8) Instalação de protecções. 

DATAS

Data limite de pré-inscrição

08 de Janeiro de 2008

Sessões teóricas: 08, 15 e 29 de Janeiro de 2008; - 12 de Fevereiro de 2008

Sessões práticas (estas datas são condicionadas pelas condições metereológicas, podendo sofrer alterações): 12 e 20 de Janeiro de 2008; 02 a 05 e 16-17 de Fevereiro de 2008

Avaliação teórica: 14 de Fevereiro de 2008 

MATERIAL: Além do material comum às actividades do CAAL, são indispensáveis agasalhos, incluindo luvas e gorro, e um conjunto impermeável constituído por calças e casaco. São igualmente imprescindíveis óculos de sol e protector solar.O material colectivo, bem como o material técnico individual (capacete, arnês, piolet e crampons) são fornecidos pelo CAAL. 

PREÇO e Forma de Pagamento: O preço não inclui o alojamento, a alimentação ou o transporte para o local das actividades durante as sessões práticas. Aos não portadores da Licença Federativa serão acrescidos 25 euros para efeitos de seguro. O pagamento será de 50% na inscrição e o restante até fim de Janeiro. 

Sócios 200,00