Um dia em Setúbal – Em tons de verde e de azul

Praias, Serra, Jardins, Gastronomia
2017-07-08 (Sábado)




Uma bela e excelente actividade!

Deliciem-se com as fotos do José Branco Carvalho, e da Ana Tiqueorganizadores desta actividade tão bonita e completa  https://goo.gl/photos/8TnpJS8Q1a9Xd867A   e  https://goo.gl/photos/Y369E2Wtf2D6upJZ9

 

 

 

 

 

Inscrições até 4 de julho

(Uma vez que o lanche/jantar tem que ser marcado com alguma antecedência).

Começaremos a nossa actividade na Doca dos Pescadores pelas 9horas, imprescindivelmente, para aproveitarmos a baixa-mar. Teremos logo uma bela vista sobre Tróia e o Rio Sado.

Percorreremos a Praia da Saúde e o Parque Urbano de Albarquel.

Seguiremos pela praia, que apenas existe quando a maré está baixa e que desaparece quando a maré sobe. Ou seja, é uma praia sempre renovada, e com umas belas formações rochosas.

Este percurso, sempre com vista extraordinária sobre Tróia e o Rio Sado, leva-nos à Praia de Albarquel. Percorrida esta bela praia, chegaremos ao Parque da Comenda.

Estamos já em pleno Parque Natural da Serra da Arrábida!

Em grande parte feito à sombra, teremos uma subida num trilho de terra batida, e chegaremos ao Moinho dos Escuteiros e a mais uma excelente vista sobre o Mar e a Serra.

A nossa próxima etapa é o Forte de São Filipe, agora remodelado, onde poderemos tomar café enquanto desfrutamos de uma vista privilegiada de 360º graus sobre a cidade, Tróia, a Baía do Rio Sado, o Castelo de Palmela e a Serra da Arrábida.

A última etapa antes de almoço é o Mercado do Livramento, considerado um dos mercados de peixe mais bonitos e mais famosos do mundo.

Este percurso terá cerca de 9km.

E será hora de comermos o nosso farnel.

Na parte da tarde, pelas 14h30, retomando a actividade, efetuaremos uma visita ao Convento de Jesus, cuja igreja é considerada um dos primeiros exemplos do estilo manuelino. No interior possui arcos, janelas e colunas torsas, feitas em brecha da Arrábida, que suportam as abóbodas.

De seguida espera-nos Setúbal Verde - propomos um passeio urbano pelos principais jardins de Setúbal, a começar por Algodeia e o Parque do Bonfim.

De seguida, atravessaremos parte do Centro Histórico da Cidade (Praça do Bocage, Largo da Misericórdia, Porta de São Sebastião), que nos leva até ao Miradouro de S. Sebastião e, de seguida, ao Jardim do Quebedo.

E continuaremos até ao Parque Verde da Bela Vista.

Agora é altura de começarmos a descer: Escarpas de São Nicolau (Jardim Camilo Castelo Branco), Jardim à Beira Mar (Jardim engenheiro Luis da Fonseca), situado junto ao Sado, com uma bonita vista panorâmica para o mesmo.

Estaremos nesta altura a cerca de 1km do nosso objectivo final, a Avenida Luísa Todi, onde contamos chegar por volta das 18horas, e teremos à nossa espera outra faceta da região – a gastronómica,num lanche/jantar onde o rei é o famoso choco frito.

Características do percurso:  Alguns desníveis no terreno e algumas escadas.

Há possibilidade de neutralização a seguir ao almoço.

Recomendações:  Uso de calçado confortável e próprio para caminhadas; uso de vestuário adequado ao tempo (que poderá incluir fato de banho – quem sabe...?); trazer farnel e água para o almoço. O tempo pode estar quente, estamos no verão, portanto trazer protetor solar e chapéu. Não esquecer a máquina fotográfica.

Local de encontro: Largo/Auditório José Afonso, situado na Avenida Luísa Todi, pelas 8h30m.

Como chegar: Viatura própria ou transporte público (de preferência autocarro - que se pode apanhar às 7h30 na Praça de Espanha ou na Estação do Oriente). Quanto ao comboio, chega a Setúbal muito tarde, pelo que não será uma boa opção.

Preço: 20,00€ (inclui o lanche/jantar e a visita).

É imprescindível a inscrição prévia no Clube.