O Caminho de Santiago de Compostela II

2005-02-04 - 2005-02-08 (Sexta-feira - Terça-feira)

Reedição do Caminho Francês de Santiago na Galiza


4 a 8 de Fevereiro - Sexta a Terça - 2 botas.


O caminho Francês é o itinerário Jacobeu com maior tradição histórica remontando o seu traçado ao séc. XI. Nesta reedição propomo-nos percorrer, em 3 dias, os primeiros 60 km do seu percurso galego, terminando a actividade em Portomarin, ponto de partida da actividade realizada no ano transacto. O 4º e último dia fica reservado para visitar Santiago: Catedral, zona comercial, gastronomia.


Características dos percursos


Estradão escorreito sem obstáculos e algum alcatrão.


Sexta-feira, 4 – Dormida na Pousada da Juventude de Vila Nova de Cerveira. A pousada não fornece pequeno almoço.


Sábado, 5 – Do Cebreiro até Tricastela – Começaremos no alto do monte Cebreiro, para trás fica a Província de Leon,e a aldeia histórica do mesmo nome vai-nos acolher, preservada como Conjunto Histórico Artístico: igreja, hospedaria e meia dúzia de estabelecimentos turísticos.Tempo para um cafézinho e só falta vencer a cumeeira da Serra, depois é sempre a descer até ao nosso primeiro objectivo: Tricastela.


Domingo, 6 – De Tricastela até Sárria – Para trás fica a montanha, evoluiremos através de zonas florestadas e pequenas povoações até Samos, onde visitaremos o Mosteiro Beneditino. Pausa para almoço, digestão garantida a caminho de Sárria, urbana qb, nosso objectivo do dia.


Segunda-feira, 7 – De Sárria até Portomarin – Percurso muito bonito através de pequenas explorações agrícolas e aldeias onde, como sempre, não faltam cafés rurais para apoio aos
peregrinos. Vencida a etapa finalmente encontraremos a barragem do rio Minho que submergiu a velha Portomarin, obrigando à transladação da povoação para a colina adjacente.


Terça-feira, 8 – Manhã livre em Santiago de Compostela e almoço de despedida.


Alojamento: Nesta actividade acompanharemos sempre o espírito peregrino. Os refúgios não fazem reservas – o acto de admissão é presencial – e o custo é de 5 euros por noite, não incluídos no preço. No caso de não haver vagas, teremos de recorrer a alojamentos alternativos, no local. Os refúgios de peregrinos que vamos utilizar são pousadas em quartos com múltiplos beliches, sem pequeno almoço.Trazer saco cama.


No preço estão incluídos unicamente: transportes e a dormida de Sexta na Pousada de Vila Nova de Cerveira.


A especificidade desta actividade não permite a participação em viatura própria. Incrições limitadas.


Partida: Sexta, dia 4 às 19h30 de Algés e às 20h00 de Sete Rios.