GDAO - Serra da Estrela

2006-04-29 - 2006-05-01 (Sábado - Segunda-feira)

2006-05-04: Foi uma actividade fantástica, completa, bonita!! Ou melhor, foram três grandes actividades, variadas, adaptadas às condições climáticas e em belas zonas verdes poupadas aos terríveis fogos do ano passado.

Para o 1º dia, o grande desafio : De Loriga (750m) atingir o S. Bento (1518m), resolver a passagem entre profundas linhas de água e pujante vegetação até atingir a Ribeira da Caniça, para depois passar pelo Sumo da dita e terminar lá mais à frente, em plena Srª do Desterro. De Lisboa partimos 13, encorajados pelos 9 anos do Hugo Velhinho, e para a actividade deste dia levámos 4 Amigos de Valezim, "capitaneados" pelos 76 anos do nosso anfitrião sr Acácio Rebelo.

Foram 9 horas de caminhada, onde partilhamos também com o Samuel, o Zé Maria "carteiro" e o Horácio um dia maravilhoso, as vistas sem fim e alguns mistérios da nossa Serra.

Para o 2º dia, como Piódão está tão queimado que mete dó, optámos por atingir a Vide; outro dia belíssimo, belas vistas sobre o Culcurinho (ou Srª das Necessidades) e o Açor. E para terminar em beleza, que belo e fresco passeio na 2ª feira: Saímos de Valezim pela margem direita da sua ribeira, passámos pelos terraços das quintas ainda exploradas, almoçámos na praia fluvial da Vila Cova à Coelheira e depois acompanhámos o rio Alva, passando pelos ricos campos agrícolas de Sandomil terminando na sua explêndida área de lazer e praia.

E a logística, senhores! Os nossos Sócios Dolores e Rui foram inexcedíveis, asseguraram que a D. Rosa nos preparasse belas refeições, que os seus Amigos de Valezim assegurassem o nosso retorno e acomodaram-nos em belas casas de turismo em espaço rural. Aqui fica o convite para uma viagem até à Casa do Forno.

Ao ar livre, com o AR LIVRE, continua a valer a pena!!!


No fim de semana do 1º de Maio, o GDAO vai à Serra da Estrela com 2 objectivos: ligar Lorga ao Sumo da Caniça, e Valezim ao Piodão.

Vai ser um fim de semana fantático!