AS PANORÂMICAS E OS VALES EX-LIBRIS DA LOUSÃ

1999-10-23 (Sábado)

Vamos deixar, simbolicamente, o nosso testemunho às gerações vindouras, nossas seguidoras na continuação da realização de caminhadas por essas florestas fora, plantando com o apoio da Associação Ambientalista FARIO, sediada nesta zona, algumas árvores, numa das zonas mais bonitas do nosso Portugal Ribeira da Pena a merecer todo o nosso apoio, dado que, devido, porventura, às difíceis condições de acesso, ainda se encontra num estado selvagem (apesar da existência de vestígios de presença humana num passado recente) e, por isso, propícia ao desenvolvimento/manutenção de toda uma panóplia de flora (ex.: Loureiros, Azinheiras, Azereiros, Azevinhos, Carvalhos, Amieiros, etc.) e de fauna (ex.: Falcão-Peregrino, Açor, Gavião, Cegonha-Preta, Milhafre-Real, etc.), mas fortemente ameaçada pelas consequências de um progresso descontrolado.
A actividade terá duas partes distintas:
A primeira: (que poderemos delimitar desde o início até à aldeia da Pena) relativamente fácil, efectuada quase sempre em trilhos/carreiros planos, com excepção da subida aos imponentes Penedos de Góis, donde poderemos dar largas às nossas vistas (se o tempo o permitir), já que deles se pode avistar várias montanhas ao redor e de uma descida bastante acentuada da aldeia de Povorais em direcção à Pena.
A segunda: (desde a aldeia da Pena ao final) talvez a mais espectacular - de dificuldade bastante elevada, já que comporta acentuadas subidas e descidas, por vezes um pouco a corta-mato, bem como a necessidade de caminhar por dentro do leito da ribeira (que esperamos que não leve muita água), saltando de pedra em pedra.

Características do percurso: 3 botas. Cerca de 11 km com um grau de dificuldade relativamente alto, sem possibilidade de neutralização
Cartografia: Folhas 242/243 e 252/253 da carta militar de Portugal (1/25000) do I.G.E.
Partida: Algés 6:30 e Campo Pequeno 6:45
Participação em viatura própria: Não é possível
Observações: Possibilidade de abastecimento de água ao longo do percurso (a água da ribeira encontra-se na sua pureza natural). Dada a época outonal em que esta actividade se realiza, aconselha-se levar protecção para a chuva e frio. Uso exclusivo de botas. Aconselhável a utilização de bastões e perneiras. Dadas as características da actividade, a mesma fica limitada a 50 sócios.

ACTIVIDADE RESERVADA A SÓCIOS DO C.A.A.L.. EXIGE INSCRIÇÃO PRÉVIA.

Região: Serra da lousã
Local: Aldeia de Povorais