Paúl de Tornada - Salir do Porto

2005-03-05 (Sábado)

Rota da Água II

5 de Março - Sábado - 2 botas.

O CAAL vai voltar ao Oeste e desta vez visitar o Paúl de Tornada, onde seremos recebidos pelos amigos da Associação de Defesa do Paúl de Tornada – PATO, que já nos acompanharam em Outubro passado, no passeio à Lagoa de Óbidos.

O Paúl, com uma área de 46 ha,está classificado internacionalmente como Sítio Ramsar, nomeadamente pelo facto de ser um tipo de zona húmida natural, única na região, sustentando espécies vulneráveis em perigo ou de alguma forma ameaçadas.Teve ao longo dos anos diversas ocupações, sendo agora habitat de animais e plantas características das zonas alagadas. As aves constituem um dos grupos mais significativos deste ecossistema e esperamos, durante a visita, poder observar exemplares de aves migratórias.

Iniciamos a visita no Centro Ecológico Educativo, um edifício recuperado para apoio a actividades de educação ambiental, seguindo-se os percursos pedestres de observação no Paúl. Após esta visita seguiremos em direcção a Salir do Po rto por um percurso pedestre sinalizado pela Associação PATO,em caminhos rurais e em pinhal. Na fase final chegamos às arribas, junto ao mar, de onde se avistará a baía de S. Martinho, a Nazaré e as Berlengas. Desceremos junto à duna de Salir, uma das maiores da Europa, até uma fonte de água doce que sai directamente do mar. Aí, os companheiros da Associação PATO vão falar da génese da Baía de S. Martinho e evocar a época em que toda esta zona era coberta por um extenso braço de mar. Terminamos em S. Martinho do Porto onde, por iniciativa
própria, cada um poderá petiscar antes do regresso a Lisboa.

Características do Percurso

Percursos sem grandes desníveis, por caminhos rurais, de cerca de 12 km. Levar água e merenda.

Cartografia: Folhas 316 e 326 da Carta Militar de Portugal na escala 1/25000 do IGE.

Partida: Às 7h45 de Algés e às 8h00 de Sete Rios.

Participação em viatura própria: Concentração às 9h30 junto à Igreja de Tornada, na estrada que liga as Caldas da Rainha a Alfeizerão (sair na autoestrada em Tornada).

Esta actividade conta com o apoio da Associação PATO, do Paúl de Tornada,que fará o enquadramento do percurso numa óptica ambiental.


Consulte Também