TERRAS DA BEIRA II

1999-05-14 (Sexta-feira)

A actividade que vos propomos para este fim de semana vem na sequência de uma outra realizada em Março de 1996, intitulada, Por Terras de Algodres.

Pretende-se agora estabelecer a ligação entre os concelhos de Fornos de Algodres e de Aguiar da Beira. Irá desenrolar-se numa área fundamentalmente granítica, onde persistem ainda actividades como a agricultura de subsistência e o pastoreio e onde a paisagem ainda pouco sofreu a agressão humana.

Características do percurso: Dia 15 (Sábado) Travessia fácil, com cerca de 17-18 km e uma duração aproximada de 6-7 horas, partindo de Carapito e terminando na Matança. Desenrolar-se-á fundamentalmente numa área planáltica, não passando em nenhuma povoação, pelo que não haverá possibilidade de abastecimento de água.

De assinalar ainda a progressão ao longo da ribeira do Carapito, troço particularmente bonito, em virtude das cascatas e dos moínhos de água dispostos ao longo das margens.

Será necessário atravessar a vau a mesma ribeira, próximo do final do percurso.

Dia 16 Domingo, Passeio circular, começando e acabando em Carapito, com cerca de 15 km e sem grandes desníveis. É realizado por belos caminhos rurais, que atravessam prados, pinhais e carvalhais, para além de alguns caos de blocos graníticos.

Ao logo do percurso, passa-se nas aldeias de Casal de Monte, Queiriz e Aveleiras, as quais, felizmente, não estão ainda muito descaracterizadas e onde poderá haver abastecimento de água.

É ainda de assinalar a visita à Anta de Carapito, uma das maiores do país. É aconselhado o uso de botas.

Cartografia: Folhas 180 (Aldeia Nova) e 169 (Aguiar da Beira) da carta militar de Portugal (1/25000) do I.G.E.

Partida: Sexta- Feira (14) Algés 20h30 e C. Pequeno 21h00.

Participação em viatura própria: Para os companheiros que se desloquem em viatura própria, o encontro será no Largo da Igreja de Carapito às 09h00 de Sábado ( ou à 01h30 no edifício da Sociedade Recreativa de Carapito). Terão que assegurar o retorno a Carapito, sendo o custo do táxi, para os interessados, de 1500 Esc:.

Alojamento: Sociedade Desportiva de Carapito (há balneários).

Alimentação: Aconselha-se aos companheiros que levem alimentação para os dois dias, pois em Carapito dificilmente se poderão abastecer (há apenas dois cafés)


ACTIVIDADE RESERVADA A SÓCIOS DO C.A.A.L.. EXIGE INSCRIÇÃO PRÉVIA.

Região: Beira Alta
Local: Carapito