À Descoberta das Arribas

Praia da Adraga – Praia Grande
2009-05-09 (Sábado)



Companheiros
Por motivos imprevistos, de força maior, a actividade do próximo sábado não poderá ser acompanhada pela especialista em botânica, como anunciado na informação nº 226, de Abril.
Por este motivo será substituída por um percurso circular, na rota inicialmente prevista, ligando a Adraga à Praia Grande e cujo regresso se fará por Almoçageme e Ulgueira.
A concentração continuará a ser às 9h30 na Praia da Adraga e o final do percurso está previsto para as 16 horas, no mesmo local.
O preço da actividade será de 5 euros, em vez dos 7,5 euros inicialmente anunciados.


A Assessoria do Ambiente do CAAL propôs-se organizar em 2009 um conjunto de actividades na óptica ambiental, de interpretação da paisagem, sob o ponto de vista botânico e geológico. 

Neste dia, vamos continuar um projecto antigo de observação da vegetação das arribas, acompanhados por uma especialista em botânica, a Dra. Alexandra Escudeiro, que nos irá desvendar a flora característica e ajudar a observar e conhecer as espécies, especialmente aquelas que se encontram em perigo. 

Passeio por caminhos na paisagem de Sintra, ao longo do qual se podem mirar largos horizontes de mar e de serra e descobrir toda uma diversidade de plantas nas moitas que crescem batidas e temperadas pelos ventos salgados.’ Alexandra Escudeiro 

Observar a paisagem, tirar fotografias, registar a fauna e a flora encontradas, é o que vos propomos para este dia relaxante.  

Ainda este ano, em Junho, vamos realizar um outro percurso, dessa vez ligando a Lagoa de Óbidos à Praia do Baleal. 

O passeio de hoje a pé, circular, que ligará a Praia da Adraga à Praia Grande, é um espectáculo deslumbrante, que nunca nos cansa desfrutar.

A importante jazida de trilhos de dinossauros no extremo sul da Praia Grande, será um ponto alto da actividade, não esquecendo o Cabo da Roca, extremo ocidental do continente europeu, “onde a terra acaba e o mar começa”, cujo perfil à distância não deixaremos de avistar. 

No regresso vamos percorrer caminhos afastados da costa, onde iremos deparar com uma outra paisagem e flora. 

Programa 9h30 – Concentração e enquadramento; 

10h00 – Início do percurso temático; 

13h00 - Merenda ao ar livre; 

16h00 – Final da actividade. 

Salienta-se que o saldo desta actividade constituirá um donativo do CAAL, a entregar aos Amigos do Jardim Botânico de Lisboa, para ajudar na manutenção daquele magnífico espaço. 

Cartografia – Folha 415 (Colares-Sintra) da Carta Militar de Portugal, na escala 1/25000 do IGE. 

Ponto de partida e términos do percurso - Praia da Adraga (Almoçageme).

O Clube não organiza autocarro.

Inscrição no local da concentração.


Preços:
Adultos: 7,50 € / Menores de 21 anos: grátis