Fórnea – Serra d’Aire

Pela Serra d’ Aire e o imponente anfiteatro natural da Fórnea
2009-10-31 (Sábado)

Não deixem de acompanhar a viagem desta bela actividade através das fotos de Raul Branco em http://clubearlivre.org/v/actividades/2009/outubro/forneabranco/ 

e da Jonas em http://clubearlivre.org/v/actividades/2009/outubro/fornea/jonas/ 


Este é um passeio organizado pelo CAAL em colaboração com a Câmara Municipal de Loures!

 

Prevendo que haja um grupo de pessoas que não queira ou não possa subir a Fórnea, a Organização  assegura um percurso alternativo, mais acessível!

As características geológicas e geográficas únicas desta Área Protegida, não só pela extensão dos variadíssimos afloramentos calcários, mas também por serem os mais importantes do nosso país, levaram à criação, em 1979, do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC).

O percurso tem início em Alcaria, concelho de Porto de Mós e permite-nos acompanhar a interessante vegetação autóctone durante cerca de uma hora, até nos depararmos com uma curiosa cratera aberta na serra, de estrutura cónica, a lembrar um gigantesco funil– estamos na Fórnea, uma construção geológica espectacular, única no país.  

É um magnífico anfiteatro natural com cerca de 500 metros de diâmetro e 250 metros de altura onde brota a ribeira da Fórnea.

Com sorte, poderemos observar uma espécie ameaçada - a gralha de bico encarnado.  

Teremos agora o 1º grande desafio: subir até ao topo da cratera, onde nos espera um espectáculo deslumbrante! 

Deixando para trás a Fórnea, continuamos na direcção do planalto de São Bento, onde os caminhos ladeados de muros de pedra branca são frequentes, conferindo a este local paisagens únicas, mostrando muitos sítios outrora trabalhados pela mão do Homem.

Estes muros de pedra solta delimitam agora áreas de pastagem com características marcadamente serranas e já não agrícolas. 

O percurso continua com uma suave descida de mais de 1km até ao Vale da Canada, subindo de seguida pela vertente do Castelejo em direcção à Serra de Santo António, para finalmente descer até Mira de Aire, onde terminamos o percurso.  

Características do percurso: Percurso em terreno duro e com desníveis. Existe possibilidade de neutralização, sensivelmente a meio. 

Prevendo que haja um grupo de pessoas que não queira ou não possa subir a Fórnea, a Organização  assegura um percurso alternativo, mais acessível!

Recomendações: Não esquecer de levar água, farnel para o almoço, roupa confortável e adequada à altura do ano. As botas são indispensáveis. 

Cartografia: Folha 318 da Carta Militar de Portugal na escala 1/25000 do IGE. 

Partida: Às 7h30 de Sete Rios. 

Inscrição: Adultos: 8 €; Menores 21 anos: 4€ (Transporte assegurado por autocarro da C.M. Loures)

Dadas as características do passeio, não é possivel a utilização de viatura própria.