LIMPAR PORTUGAL!

Aceitam o desafio?
2010-03-20 (Sábado)


Balanço de uma jornada fantástica!

Aqui http://picasaweb.google.pt/pomboduarte/20100320LimparPortugalLimparMonsanto?feat=email# o álbum de fotos de José M. Pombo Duarte, o grande responsável do CAAL no Limpar Portugal!


Vejam as reportagens e imagens deste grande dia!

Uma das melhores reportagens do evento veio do Brasil!

Vejam na TV Record  http://videos.r7.com/rec_jr_faxinacoletivaemport_470kbps_2010-03-20-mp4/idmedia/aee01be5b83fc1780f00f15bf934d02a.html 

Na TVNET: http://tvnet.sapo.pt/noticias/video_detalhes.php?id=55843

No Bairro da Boavista:

No Expresso: http://aeiou.expresso.pt/limpar-portugal-ate-cofres-havia-em-monsanto-video=f571939

Nas Boas Notícias http://www.boasnoticias.pt/index.aspx?p=MenuDetail&MenuId=439&ParentId=27 

 



Informem-se e inscrevam-se como voluntários nesta iniciativa! 

Vamos mudar Portugal, começando por uma acção cívica tão simples:

- remover o lixo que encontrarmos, de forma organizada, e deitá-lo fora, sem perguntar quem o produziu! Aceitam o desafio?

No ano do 25º Aniversário do CAAL, esperamos a vossa participação maciça neste dia, em Monsanto, para mostrar a força, a juventude e o empenho do nosso Clube. 

Sem a participação activa e entusiasta dos Sócios o Clube não existe, nem tem visibilidade. 

Divulguem esta iniciativa junto dos companheiros e amigos. 

O Projecto conta com a participação empenhada dos serviços da Câmara Municipal de Lisboa, tendo-se o CAAL assumido como o coordenador das acções a realizar em Monsanto.  

Programa:

9h00: concentração na Cruz das Oliveiras e constituição das equipas de voluntários;

9h30 - 10h: saída para o terreno para as acções de limpeza no Parque;

13h30: final da acção e deslocação para o local do picnic;

14 – 15h: picnic numa das áreas destinadas para o efeito no Parque;

15 – 17h: passeios e actividades no parque e nas zonas envolventes (inscrição gratuita no local).  

Com a colaboração da DESA (Divisão de Educação e Sensibilização Ambiental) vão ser organizadas, entre outras, as seguintes actividades: 

“A Água de Antigamente”, sobre o Aqueduto das Águas Livres;

 Visita ao Viveiros e à FITOETAR no Parque Ecológico;

 “Geocaching em Monsanto”;

 “A Construção do Parque Florestal de Monsanto”. 

Participem como voluntários no Projecto Limpar Portugal  em Monsanto, no dia 20 de Março, numa grande actividade do nosso Clube.   

Inscrevam-se no CAAL: por telefone ou mail (caal@mail.telepac.pt)


Publicada por grupo LSB - Limpar Lisboa em terça-feira, 23 de Fevereiro de 2010 

divulguem e façam muitas visitas, para dar visibilidade ao projecto.


Venham como voluntários ao Projecto Limpar Portugal e inscrevam-se no CAAL para participarem em Monsanto no dia 20 de Março: caal@mail.telepac.pt


PROJECTO LIMPAR PORTUGAL (PLP) – LEVANTAMENTO DE LIXEIRAS NO PARQUE FLORESTAL DE MONSANTO


Realizou-se no passado domingo, dia 17 de Janeiro, com assinalável êxito, uma acção de levantamento de situação do lixo no Parque Florestal de Monsanto.

Companheiros do CAAL colaboraram com voluntários do Grupo de Lisboa do PLP e onde se conseguiu actuar em toda a área do parque num só dia, tendo sido possível localizar e identificar as características do lixo encontrado, que se podem considerar de pequena dimensão. Os resultados serão registados com oportunidade na base de dados do projecto, onde poderão ser consultados (http://www.limparportugal.org/ ).

 

Não posso deixar de dar conhecimento aos companheiros do CAAL do resultado desta acção, através da divulgação das mensagens que enviei aos companheiros da Direcção, do Grupo do Ambiente e aos monitores do CAAL que participaram coordenando os dez grupos de trabalho e também aos voluntários do movimento que generosamente se empenharam na actividade:

 

Aos companheiros do CAAL

Agradeço a dedicação e a alegria com que estivemos ontem em Monsanto. Obrigado aos 12 magníficos, onde o nosso Hugo esteve no seu melhor!

 

Aos amigos do Grupo de Lisboa do PLP:

"O dia de ontem foi muito profícuo. Obrigado pelo empenho dos participantes do grupo de Lisboa, tão grande como foi o dos sócios do CAAL. Foi uma actividade muito bonita! Conseguiu-se num dia avaliar a situação do lixo no Parque Florestal de Monsanto, numa bela jornada... Parabéns pela disponibilidade e entrega manifestada e por terem aceite um desafio, para alguns de uma dureza inesperada. Valeu a pena!"

 

José Pombo Duarte

Coordenador do Grupo do Ambiente do CAAL"

 


Em http://limparlisboa.blogspot.com/  pode ler-se a opinião dos nossos amigos sobre esta jornada! "Domingo 17 de Janeiro foi feito o levantamento das lixeiras em Monsanto. Sob coordenação do Clube de Actividades de Ar Livre (CAAL) fomos divididos em grupos mistos PLP-LSB e CAAL. Nós com experiência de levantamentos e o CAAL com grande experiência de Monsanto. Conseguiu-se acabar toda a área de Monsanto e temos que dar os parabéns ao CAAL. Sem o conhecimento deles não teríamos conseguido fazer este trabalho em um dia!


Podem ver um vídeo deste dia, da autoria de Tiago André, em http://limparportugal.ning.com/group/lislisboa/forum/topics/monsanto-eu-fui-e-tu-ficaste

 

 




Acompanhar a nossa intervenção em http://limparlisboa.blogspot.com/2010/01/referenciacao-de-lixeiras-planeamento.html


Partindo do relato de um projecto desenvolvido na Estónia em 2008, um grupo de amigos decidiu colocar “Mãos à Obra” e propor “Vamos limpar a floresta portuguesa num só dia"

Em poucos dias estava em marcha um movimento cívico que conta já com cerca de mais de 17000 voluntários registados. http://www.limparportugal.org/ 

No dia 20 de Março de 2010 vamos participar numa acção de limpeza da floresta, que deverá ser também uma acção de sensibilização do país para a responsabilidade de cada um em não poluir, em proveito de um melhor ambiente para todos. 

O CAAL vai apoiar esta iniciativa e convida os seus associados a inscreverem-se como voluntários no projecto. 

Podem fazê-lo no grupo constituído para o efeito no seu concelho, ou noutro concelho com iniciativas ao gosto de cada um ou ainda em Lisboa.

Como participar? Consulta http://limparportugal.ning.com. 

O CAAL apoiará activamente o grupo “Limpar Lisboa” que desenvolverá iniciativas nos corredores ecológicos da capital, designadamente no Parque Florestal de Monsanto, onde incidirá preferencialmente a nossa acção: http://limparlisboa.blogspot.com 

Neste sentido já destinámos no calendário de actividades o dia de 20 de Março para a participação nesta iniciativa.

No site e no boletim mensal do clube a Direcção informará os sócios sobre a evolução deste projecto, comunicando designadamente as acções em que vamos participar. 

Vivemos num país repleto de belas paisagens mas, infelizmente, todos os dias as vemos invadidas por lixo que aí é ilegalmente depositado.

Neste momento já muitas pessoas acreditam que este projecto é possível.

O objectivo é juntar o maior número de voluntários e parceiros, para que todos juntos possamos, no dia 20 de Março de 2010, fazer algo de essencial por nós, por Portugal, pelo planeta, e pelo futuro dos nossos filhos. 

Esta é uma das mensagens que os organizadores do projecto divulgaram e que resume os objectivos generosos desta iniciativa, que se quer de âmbito nacional e que se espera venha a ter resultados assinaláveis.