ITINERANTE nº 4 - Por Trilhos da República! e Protocolo com o CAAL!

2010-12-05

Protocolo Itinerante / CAAL

A ITINERANTE, primeira revista nacional de pedestrianismo, vem ao encontro de um público cada vez mais numeroso - os caminheiros.

A revista faz a ligação entre os trilhos pedestres que propõe e a história/cultura das regiões por onde passam, bem como a gastronomia/hotelaria locais, ou seja, ao CAMINHAR junta o CONHECER e o CONVIVER.

Em virtude da afinidade entre o seu projecto e os objectivos do Clube, a ITINERANTE e o CAAL firmaram um protocolo, facultando aos nossos sócios a possibilidade de assinar a revista beneficiando de um desconto de 35%.

 Poderão fazê-lo recorrendo a Fichas de Assinatura disponíveis na sede do Clube, ou directamente em http://itinerante.pt/assinaturas/

#######

Está já nas bancas o número 4 da Itinerante, a primeira e única revista temática nacional de pedestrianismo, com o tema “Por Trilhos da República”.

Do Editorial:

Mais um tema incontornável... De forma positiva ou negativa, ninguém fica indiferente às comemorações dos 100 anos da República, pelo que aqueles dias de Outubro de 1910 e os tempos conturbados que se lhes seguiram significaram de mudança no país e na vida de cada um.

A partir dessa data, nada ficou como antes!

A Itinerante não podia, pois, deixar de a assinalar, abordando o tema nas vertentes do Conhecer, Caminhar e Conviver, para o ajudar a “sentir” o que ainda guardam os locais onde se deram alguns dos maiores acontecimentos relacionados com a República: vamos caminhar por Lisboa e Ericeira relembrando a data da sua implantação, por Vinhais na “reconquista monárquica”, por Fátima e Tancos evocando dois acontecimentos marcantes para o povo português durante a 1ª Guerra Mundial e por Braga no final da conturbada 1ª República.

Fazemos o enquadramento histórico do 5 de Outubro de 1910 pela mão do nosso consultor científico – Lourenço Pereira Coutinho –, que nos ajuda a entender as razões que levaram à Implantação da República em Portugal.

Trazemos-lhe ainda a história e estórias à volta de temas e pessoas ligados à República: entre outros, falamos-lhe sobre José Relvas, sobre o “regicida” de Sidónio Pais, apresentamos dois testemunhos do embarque da família real na Ericeira e conversamos com Eduardo Nobre acerca da sua fascinante colecção.

Numa apresentação inédita, mostramos-lhe uma das primeiras bandeiras da República e contamos-lhe a sua história, até hoje desconhecida, que nos chega directamente do Porto, dos acontecimentos de 31 de Janeiro de 1891.

Não esquecemos um bom remate: 5 bons locais para conviver, descansar, recordar os últimos 100 anos e pensar nos próximos!

Esta edição apresenta ainda uma referência aos 25 anos do CAAL. Recorda-se que os sócios têm um desconto especial de assinatura (4 revistas/16 meses por apenas 17,00 Eur, portes incluídos). A não perder! É para coleccionar, sem perder nenhum dos temas! Mais informações em www.itinerante.pt