Trilhos do Correio Mor

A natureza e o património
2012-06-16 (Sábado)


Mais uma excelente actividade, em belos trilhos da zona saloia.

Inesperada "selva" e grande densidade de fetos, que terminou num simpático lanche de convívio...

 




Começamos a actividade com a visita ao Jardim da Casa do Adro e interior da Igreja Matriz.

Partiremos então em direção ao Palácio do Correio Mor, o verdadeiro ‘ex libris’ do concelho de Loures, e um dos monumentos ainda com muito por descobrir e estudar em prol da História da Arte em Portugal. Passaremos na zona do jardim, com hipótese de visita ao interior também. Subida em direção a Montemor até à capela de Nª Sra da Saúde, onde haverá lugar a uma pequena paragem para retemperar forças.

Depois do merecido descanso iremos subir mais um pouco até ao ponto mais alto da zona, junto às antenas e ao marco geodésico. A partir deste ponto iremos descer em direção à Fonte de Vale Nogueira até A-dos-Cãos e capela de Sto Amaro.

De volta a Loures (uma vez que o passeio é circular), passaremos por A-dos-Calvos, Bairro Vitória e a sua quinta antiga (séc. XVII), Barro e finalmente o retorno à Casa do Adro, por volta das 17h00. No final haverá um pequeno lanche, incluído no preço.

Um percurso com pontos patrimoniais, paisagísticos e naturais muito interessantes. Distância aproximada de 13km, com dificuldade média, em especial na parte da subida até Montemor.

Cartografia: Folha 417 da Carta Militar de Portugal na escala 1/25000 do IGE.

Concentração: Às 8h45 no largo da Igreja Matriz / Casa do Adro em Loures, para começarmos a caminhada às 9h00.

O preço de 10,00€ (menores - 5,00€) inclui o seguro, o lanche e o mapa.